De acordo com a apuração da Autocar, o Range Rover Velar chegará ao mercado como um SUV elétrico estiloso para rivalizar com o Porsche Macan EV. Ele apresentará melhorias impressionantes no desempenho, ao mesmo tempo em que se tornará cada vez mais prático.
Embora a empresa irmã Jaguar tenha apresentado seu primeiro veículo elétrico, o SUV I-Pace, há vários anos, ainda estamos aguardando a vez da Land Rover. Ambas as empresas têm planos para muitos veículos elétricos no futuro, e o SUV elétrico baseado no Range Rover Velar é o primeiro passo para a Land Rover. Posteriormente, a montadora produzirá versões elétricas do Range Rover Evoque e do Land Rover Discovery Sport.
O Velar acabou de chegar ao mercado como um SUV totalmente novo para o ano modelo de 2018. Desde então, ele passou por muitas atualizações e acréscimos de recursos, mas permaneceu praticamente inalterado no visual.
No próximo ano, a Land Rover começará a converter sua fábrica em Halewood, Merseyside, para a produção do Velar elétrico. Isso representará um grande avanço para a Land Rover.
As versões elétricas do Evoque e do Discovery Sport já estão sendo cogitadas há algum tempo, mas não havia nenhuma notícia oficial sobre o que aconteceria com o Velar até recentemente. As vendas têm sido decepcionantes, e a falta de chips não ajudou. Parece que chegou a hora da Land Rover fazer uma mudança.
Ela construirá o novo Velar totalmente elétrico em uma nova plataforma de skate dedicada chamada EMA. O Jaguar F-Pace, que atualmente compartilha a arquitetura D7 com o Velar, também se tornará um SUV totalmente elétrico usando a plataforma EMA.
A nova plataforma é considerada muito simples, com baterias montadas no assoalho e arquitetura de 800 volts para carregamento super-rápido. A Land Rover precisará ser capaz de competir com veículos elétricos como os da Audi e da Porsche, que possuem carregamento com potência de 350 kW.
A Land Rover também está trabalhando para garantir que a plataforma EMA se beneficie de uma maior eficiência e, ao mesmo tempo, aumente a densidade de torque. A empresa diz que a meta de eficiência é de cerca de 6,5 a 7,2 km por kWh, ao mesmo tempo em que seja a "maior densidade de torque" do segmento.
Por fim, o Velar elétrico será obviamente projetado para ser um campeão off-road. A JLR já mostrou parte dessa capacidade no I-Pace, mas só podemos imaginar que ele será líder do segmento em termos de design robusto, desempenho sólido e habilidades off-road excepcionais.
Fonte: Autocar