A CEO da GM, Mary Barra, raramente fala sobre a Tesla, e quase nunca elogia a empresa ou lhe dá crédito por qualquer um dos carros elétricos de sucesso que já lançaram. No entanto, ela admitiu recentemente que a fabricante de veículos elétricos dos EUA atualmente detém a liderança no segmento totalmente elétrico quando se trata de tecnologia, lucratividade e escala.
De acordo com Electrek, Barra fez a menção durante uma conferência da Sanford Bernstein. Ela falou sobre a situação como está hoje e deixou claro que está ciente de que a Tesla está liderando. Ela também insinuou que a General Motors está ultrapassando a Tesla, embora não tenho dito isso abertamente.
Se você acompanhou os planos de VEs da GM ao longo dos anos, deve saber que a montadora prometeu uma série de carros elétricos chegando ao mercado até agora, com muitos acessíveis o suficiente para adoção no mercado de massa. No entanto, infelizmente, apenas uma quantidade limitada de veículos elétricos muito caros chegaram ao mercado: o GMC Hummer EV e o Cadillac Lyriq. Além disso, a empresa decidiu descontinuar suas opções mais acessíveis: o Chevrolet Bolt EV e o Bolt EUV, este último lançado recentemente no Brasil.
Mais adiante, no entanto, a GM conquistará o público e atrairá compradores com seu acessível Chevrolet Equinox EV, que também será lançado no Brasil, com muitas outras opções semelhantes sendo lançadas na sequência.
Depois de admitir que a Tesla está liderando atualmente, Barra disse que simplesmente não vê carros elétricos lucrativos chegando ao mercado com preços de US$ 30.000 a US$ 40.000 até o final da década, ou talvez até mais tarde. Parece que ela está apontando indiretamente que, embora a Tesla tenha a liderança agora, ela não oferece (e não terá em breve) VEs acessíveis no mercado de massa, então sua liderança pode ser temporária.
Barra continuou falando sobre lucros, observando que o custo de fazer um veículo elétrico ainda é tão alto que você não pode vendê-los a preços baixos e ao mesmo tempo ganhar dinheiro. No entanto, a GM diz que está trazendo o Equinox EV ao mercado em breve com um preço de US$ 30.000. Enquanto isso, a Tesla baixou seus preços muitas vezes este ano, oferece EVs "acessíveis" e ainda está ganhando muito dinheiro.
Tudo isso parece confuso. Será que devemos esperar até o final da década ou mais para que a Chevrolet coloque no mercado o modelo básico do Equinox EV? Até lá, US$ 45.000 serão os novos US$ 30.000? Quando a GM terá lucro com os veículos elétricos e lançará uma investida no mercado para ser a verdadeira líder? A conferir.
Fonte: Electrek
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Tesla Cybercab é revelado de forma oficial: veja fotos e detalhes
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia