page ad skin

Ainda não há carros elétricos "populares" que sejam lucrativos, diz CEO da GM

Mary Barra diz que não vê veículos elétricos rentáveis de US$ 30.000 a 40.000 até ao final da década

Novo Chevrolet Bolt EUV 2023 (2)

A CEO da GM, Mary Barra, raramente fala sobre a Tesla, e quase nunca elogia a empresa ou lhe dá crédito por qualquer um dos carros elétricos de sucesso que já lançaram. No entanto, ela admitiu recentemente que a fabricante de veículos elétricos dos EUA atualmente detém a liderança no segmento totalmente elétrico quando se trata de tecnologia, lucratividade e escala.

De acordo com Electrek, Barra fez a menção durante uma conferência da Sanford Bernstein. Ela falou sobre a situação como está hoje e deixou claro que está ciente de que a Tesla está liderando. Ela também insinuou que a General Motors está ultrapassando a Tesla, embora não tenho dito isso abertamente.

gm mary barra cadillac lyriq

Se você acompanhou os planos de VEs da GM ao longo dos anos, deve saber que a montadora prometeu uma série de carros elétricos chegando ao mercado até agora, com muitos acessíveis o suficiente para adoção no mercado de massa. No entanto, infelizmente, apenas uma quantidade limitada de veículos elétricos muito caros chegaram ao mercado: o GMC Hummer EV e o Cadillac Lyriq. Além disso, a empresa decidiu descontinuar suas opções mais acessíveis: o Chevrolet Bolt EV e o Bolt EUV, este último lançado recentemente no Brasil.

Mais adiante, no entanto, a GM conquistará o público e atrairá compradores com seu acessível Chevrolet Equinox EV, que também será lançado no Brasil, com muitas outras opções semelhantes sendo lançadas na sequência.

Chevrolet Equinox EV 2024

Depois de admitir que a Tesla está liderando atualmente, Barra disse que simplesmente não vê carros elétricos lucrativos chegando ao mercado com preços de US$ 30.000 a US$ 40.000 até o final da década, ou talvez até mais tarde. Parece que ela está apontando indiretamente que, embora a Tesla tenha a liderança agora, ela não oferece (e não terá em breve) VEs acessíveis no mercado de massa, então sua liderança pode ser temporária.

Barra continuou falando sobre lucros, observando que o custo de fazer um veículo elétrico ainda é tão alto que você não pode vendê-los a preços baixos e ao mesmo tempo ganhar dinheiro. No entanto, a GM diz que está trazendo o Equinox EV ao mercado em breve com um preço de US$ 30.000. Enquanto isso, a Tesla baixou seus preços muitas vezes este ano, oferece EVs "acessíveis" e ainda está ganhando muito dinheiro.

Tudo isso parece confuso. Será que devemos esperar até o final da década ou mais para que a Chevrolet coloque no mercado o modelo básico do Equinox EV? Até lá, US$ 45.000 serão os novos US$ 30.000? Quando a GM terá lucro com os veículos elétricos e lançará uma investida no mercado para ser a verdadeira líder? A conferir.