O BYD Yuan Pro tem nome parecido com o do recém-lançado Yuan Plus e ambos são SUVs elétricos, mas eles têm propostas diferentes. Lançada nesta semana na China, a linha 2023 de um dos veículos elétricos mais acessíveis da linha manteve o visual básico, mas ampliou o pacote de itens de série e ganhou mais conectividade.
Com preços entre 39.000 e 58.100 yuans, o equivalente entre R$ 27 mil e R$ 40 mil em uma conversão direta, o BYD Yuan Pro 2023 traz a oferta da nova pintura "Yuan Qi Pink", que inclui um total de três cores externas: Vitality Pink, Vitality White e Energy Gray.
Medindo 4,37 metros de comprimento e com 2,53 metros de distância entre-eixos, o Yuan Pro mantém o visual que foi remodelado recentemente, que num primeiro olhar remete ao Ford EcoSport, principalmente quando visto de lado, com a tradicional linha de cintura ascendente, bem como o tradicional estepe fixado na porta traseira de abertura lateral. No entanto, as lanternas tem um estilo próprio, com um design em forma de "u".
Mas no geral, principalmente pela parte dianteira, é um design que mescla elementos dos carros elétricos mais modernos da BYD, como o próprio Yuan Plus, com outros já conhecidos desde a primeira geração deste SUV elétrico de entrada.
No interior, o BYD Yuan Pro 2023 adicionou um esquema de cores duplo, além do fato do painel de instrumentos LCD de 8" e a tela multimídia de 10,1" terem se tornado itens de série em todas as versões. A versão 2023 também foi atualizada para o sistema de conexão de rede inteligente DiLink 4.0, e o design de interface da tela de controle central parece mais elegante.
O design geral do console central é relativamente simples, não há botões físicos desnecessários, e os botões de controle, como modo de condução e ar-condicionado, estão incluídos no volante multifuncional, além de um carregador sem fio adicionado.
O powertrain do Yuan Pro 2023 segue o mesmo: um motor elétrico síncrono de ímã permanente com uma potência máxima de 70 kW (95 cv) e um torque máximo de 180 Nm - é o mesmo conjunto propulsor do mais recente BYD Dolphin.
Da mesma forma, o SUV BYD utiliza as baterias de lâmina (Blade) de fosfato de ferro de lítio, mas com capacidades de 38 kWh e 47,04 kWh, correspondendo a uma autonomia de cruzeiro de 320 km e 401 km (NEDC), respectivamente, e uma carga rápida de 30 minutos em corrente direta e condições ideais.
Lançado em 2016, o Yuan Pro é um modelo derivado de plataforma 'multienergia' e destinado principalmente ao mercado chinês. A atualização deve mantê-lo competitivo por algum tempo como opção mais acessível aos modelos baseados na plataforma dedicada e-platform (Yuan Plus e Dolphin), por exemplo.
Fonte/fotos: Autohome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia