Volvo EX30, que virá ao Brasil, estreia como o elétrico mais barato da marca
SUV elétrico compacto tem proposta urbana, posicionamento abaixo do XC40 e autonomia de até 480 km
Este é o novo Volvo EX30, o inédito carro elétrico de entrada da Volvo, um SUV compacto com proposta urbana posicionado abaixo do XC40 que foi revelado em fotos oficiais e apresentado pela primeira vez após vários teasers e muito mistério.
Trata-se do primeiro modelo 30 da Volvo desde o clássico C30. O EX30 tem estilo mais quadrado e angular, e um tanto irregular na traseira. A unidade apresentada ao nosso time InsideEVs Alemanha tinha rodas 245/40 R20 (aro 18" na versão básica). De resto, ele tem muitos elementos que lembram a linha Polestar e o também novo EX90.
Compartilhando a mesma plataforma SEA do Grupo Geely com o Smart #1, o EX30 tem visual próprio e bem distinto. Além disso, o SUV elétrico compacto da Volvo é ligeiramente mais curto, com 4,23 metros, e a distância entre eixos de 2,65 metros também é dez centímetros menor que a do Smart. Sob o capô dianteiro, o Volvo EX30 tem um porta-malas de sete litros:
Comprimento | 4.233 mm |
Largura | 1.837 mm |
Altura | 1.549 mm |
Entre-eixos | 2.650 mm |
Porta-malas | 318 a 904 litros |
Apesar de pequeno, o EX30 é pesado: são 2,2 toneladas, enquanto o espaço interno é condizente com o segmento, bem como o espaço para bagagens. Na parte interna da tampa traseira, há uma tabela de tamanhos para o caso de o proprietário do EX30 querer ver o que caberá no compartimento.
No interior do novo Volvo EX30 predomina o design minimalista e agradável, mas aqui a simplicidade é ainda maior que na linha XC40 e no geral não falta de espaço de armazenamento para objetos neste SUV compacto.
A principal novidade aqui é que não há um painel de instrumentos na frente do motorista, enquanto o destaque fica por conta de uma tela de 12,3 polegadas de alta resolução no centro do painel.
As informações mais importantes sobre a condução são exibidas na parte superior da tela central: caso pressione "Calm", apenas as informações cruciais serão exibidas.
Outro ponto que a Volvo destaca no EX30 é a sustentabilidade de sua construção. Por exemplo, são usados 17% de plásticos reciclados, o que fica evidente na qualidade de alguns materiais de acabamento. Mas o metal sólido nos painéis das portas ainda estão lá para lembrar que se trata de um modelo premium.
Em termos de propulsão, o novo Volvo EX30 conta com um motor duplo com tração nas quatro rodas com 315 kW (428 cv) de potência e 543 Nm de torque. São apenas 3,6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h. A versão com bateria maior garante alcance de até 480 km pelo ciclo WLTP.
Como opção mais acessível, o EX30 possui uma versão monomotor no eixo traseiro que entrega 200 kW (272 cv) e 343 Nm, e aceleração de 0 a 100 km/h entre 5,7 e 5,3 segundos. Como o Performance, o "Extended Range" usa uma bateria NMC com 69 kWh, que supostamente é suficiente para os mesmos 480 km de acordo com o WLTP.
Galeria: Volvo EX30 (2023)
A versão "Single Motor" do EX30 está disponível com uma bateria LFP de 51 kWh, o bastante para uma autonomia de 344 km, de acordo com o WLTP. Além disso, ela pode ser carregada com 130 kW DC, enquanto as outras versões conseguem até 155 kW.
O Volvo EX30 pode ser encomendado pelos europeus já na estreia mundial hoje, 7 de junho, com as primeiras entregas previstas para o início de 2024. Os preços no mercado alemão começam em 36.590 euros (R$ 192.200) ou 41.790 euros (R$ 219.500) para a versão "Extended Range".
Para o futuro, o lançamento de um Volvo EX30 Cross Country com suspensão mais alta está planejado para 2024. Vale lembrar que o novo EX30 já está confirmado para o Brasil, com a previsão de lançamento nos próximos meses e entregas em 2024. O preço ainda não está definido, mas ele ficará ligeiramente abaixo do XC40 P6, que hoje custa R$ 329.950.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil