À medida que a revelação oficial do Volvo EX30 se aproxima da data programada em 7 de junho, a montadora sueca está tentando amenizar a espera com alguns detalhes adicionais sobre o menor (e mais acessível) veículo elétrico de sua linha.
De acordo com o gerente de sustentabilidade da marca, Anders Nyth, o novo EX30 oferecerá duas variantes de bateria desde o lançamento: um pacote de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 51 kWh e uma variante de níquel-cobalto-manganês (NMC) de 69 kWh, com a opção maior permitindo uma autonomia máxima de 480 quilômetros, conforme relatado pela publicação britânica Autocar.
Presumivelmente, o alcance máximo declarado terá a etiqueta de classificação WLTP, portanto, esperamos que a estimativa de alcance da EPA seja um pouco menor, como geralmente acontece. No entanto, para o que é efetivamente um carro urbano - o EX30 ficará abaixo do XC40 Recharge e do C40 Recharge - a autonomia declarada deve ser adequada para a maioria do clientes que moram nas cidades.
"É claro que a tração afeta a eficiência do carro, portanto, há uma versão com tração traseira e uma versão com tração integral", acrescentou Nyth. "O carro com tração traseira e bateria NCM é uma espécie de versão de longo alcance."
Volvo EX30 - imagens de patentes
Além disso, a Volvo afirmou que o próximo EV compacto será seu veículo mais ecológico até o momento, com a menor pegada de carbono de qualquer modelo da Volvo até o momento e 25% menor do que o XC40/C40 Recharge existente acima dos 200.000 quilômetros de condução.
Para conseguir isso, a montadora de propriedade da Geely usará mais materiais reciclados do que nunca, com cerca de um quarto do alumínio e aproximadamente 17% do aço usados na construção do carro sendo reciclados. Além disso, cerca de 17% de todos os plásticos do carro são reciclados e o próprio veículo foi "projetado para ser reciclado em alto grau" no final de sua vida útil, disse Anders Nyth.
Além disso, há menos sucata de metal quando as peças da carroceria são estampadas na fábrica, sendo que a própria instalação de fabricação é alimentada por altos níveis de energia neutra para o clima, incluindo 100% de eletricidade neutra para o clima, de acordo com a Volvo.
O Volvo EX30 EV fará sua estreia global em 7 de junho, quando estará disponível para encomenda ou pré-encomenda em mercados selecionados. O pequeno crossover também será oferecido por meio de um programa de assinatura mensal que, segundo se diz, atrairá os jovens compradores da Geração Z, nascidos entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000.
Vale lembrar que o inédito veículo elétrico de entrada da Volvo já está confirmado para o Brasil, onde deve estrear no máximo até 2024 para encarar os SUVs elétricos que estão abaixo dos R$ 300 mil.
Fonte: Volvo, Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Mercedes-AMG fará seu próprio SUV elétrico de alto desempenho
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Bombeiros de SP mantém licença para edificações com carregadores
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil