O crescimento da mobilidade elétrica abre muitas oportunidades de negócio, como o mercado de tecnologia para gerenciamento de plataformas para recarga de veículos elétricos, área que a Voltbras, uma startup brasileira sediada em Florianópolis (SC), vem ampliando sua participação, inclusive, com a expansão para mercados internacionais. 

Além do gerenciamento de plataformas de carregamento para EVs, a Voltbras desenvolve um aplicativo white label que as empresas oferecem para o consumidor final, facilitando o carregamento.

E para expandir seus negócios, a empresa tem marcado presença em outros mercados da América Latina, como Bolívia, Panamá e Uruguai.

“Estar entrando em países da América Latina é muito importante para a Voltbras. Parcerias internacionais são muito importantes para gerar mais autoridade para a nossa marca e estreitar laços comerciais entre os países. Além de, no nosso caso, entregar tecnologia de ponta para o setor de mobilidade elétrica dos nossos vizinhos”, afirma Ana Luiza Berti, da Voltbras.

voltbras

Através da plataforma, os donos de veículos elétricos (VEs) têm acesso a formas de pagamento, mapa de carregadores com disponibilidade em tempo real, agendamento de recargas e planejador de rotas. Já na interface para o gestor da rede, a plataforma mostra dados relacionados a cobrança e precificação, uso de carregadores e volume de usuários, em um dashboard intuitivo.

voltbras

No Panamá, por exemplo, a startup firmou parceria com a Greenspace e-mobility. Através do aplicativo, motoristas podem controlar seu consumo e o processo de recarga de onde estiverem, além de possibilitar a empresas o controle das frotas comerciais. Os usuários também têm a possibilidade de localizar os pontos de recarga mais próximos através de um mapa.

Já na Bolívia, a Voltbras oferece a possibilidade de recarga de bicicletas elétricas gratuitamente, em uma iniciativa viabilizada pela Autoridade de Controle de Eletricidade e Tecnologia Nuclear (AETN) e pela Empresa Nacional de Electricidade (ENDE).

Através de parceria com a EDP Brasil, uma das maiores empresas do setor elétrico no Brasil e no mundo, a Voltbras está presente também no Uruguai, apoiando o gerenciamento de recargas de veículos elétricos.

“Um dos grandes desafios na popularização dos veículos elétricos é a integração das grandes redes de recarga, para que as pessoas possam se deslocar tanto no Brasil, país de dimensões continentais, quanto em outros países da América Latina, de forma fluida e com previsibilidade. Sendo assim, disponibilizar e rentabilizar eletropostos é nosso compromisso, queremos escrever o futuro da mobilidade elétrica na América Latina”, diz Ana Luiza Berti, da Voltbras.