A Fórmula E, categoria mundial de carros elétricos, anunciou nesta semana, em Londres (Reino Unido), seu alinhamento com o PAS 2060 – a única certificação reconhecida internacionalmente por contribuir para a neutralidade do carbono.
Trata-se do primeiro do esporte do mundo a ser certificada com o Net Zero Carbon* desde o início e a aderir à iniciativa Science Based Targets, comprometendo-se a reduzir as emissões do campeonato em 45% até 2030 (com base na 5ª temporada em 2019).
O padrão PAS 2060, publicado pela British Standards Institution (BSI), permite que as organizações demonstrem que suas reivindicações de neutralidade de carbono são confiáveis e verificadas para aumentar a responsabilidade e a confiança do consumidor.
Esse padrão fornece orientação sobre como quantificar, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em áreas relacionadas aos negócios, conforme recomendado pela estrutura de redução de carbono das Nações Unidas (ONU).
''Ao se alinhar ao padrão internacionalmente reconhecido de neutralidade de carbono, PAS 2060, a Fórmula E está reforçando sua posição de liderança no esporte de elite global e na sustentabilidade'', disse Julia Pallé, Diretora de Sustentabilidade da Fórmula E.
''Como organização, sempre nos mantivemos nos mais altos padrões ao medir, reduzir e compensar nossas emissões e este novo padrão reafirma esse compromisso. Isso garante que, à medida que continuamos a crescer em nosso campeonato, também podemos garantir que a redução de nossas emissões de 45% até 2030 seja sustentável, precisa e certificada no mais alto grau''.
A transição energética pode incluir esforços de redução de emissões relacionados a atividades, produtos, serviços, edifícios, projetos e eventos. Embora as empresas possam calcular suas emissões, comprar créditos e reivindicar a neutralidade de carbono, o padrão PAS 2060 fornece uma estrutura para maior precisão e certificação.
Os principais benefícios do padrão PAS 2060 são:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo alerta sobre poluição recorde em SP e importância dos carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Carros elétricos vs Etanol: Brasil e Europa discordam sobre futuro no G20
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
BYD King supera Toyota Corolla e faz até 44,2 km/litro segundo o Inmetro
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Brasileiros abraçam carros elétricos contra mudanças do clima, diz Datafolha