O novo Porsche Mission X foi revelado oficialmente como um hipercarro totalmente elétrico. Na verdade, a grata surpresa trata-se de um estudo que celebra os 75 anos da marca alemã em grande estilo.
Em termos de visual, o Mission X se destaca pelas portas tesoura de abertura ascendente – a Porsche as chama de portas de Le Mans. Eles são articulados na coluna A e no teto e se abrem para cima para a frente. Esse conceito já era usado no Porsche 917 Motorsport Classic.
O hipercarro elétrico ainda não teve a produção em série confirmada, mas, acima de tudo, deve funcionar como um estudo de tecnologia, como o Porsche 959, Carrera GT e 918 Spyder.
Estamos falando do primeiro carro de produção a dar a volta em Nürburgring em menos de 7 minutos. Assim, a principal missão da Missão X será quebrar todos os recordes.
Para isso, a relação peso/potência é de cerca de 1 kg/CV. Isso seria um enorme aumento em relação ao Mercedes-AMG One, que tem cerca de 1,6 kg/cv (1,7 tonelada e 1.063 cv) e ainda mais em relação ao Model S Plaid com seus 2,3 kg/cv (2.265 quilos e 1.000 cv).
A baixa relação potência/peso – menor é melhor aqui – do Mission X sugere uma bateria pequena, porque contribui em grande parte para o peso dos carros elétricos. No entanto, a Porsche não fornece nenhuma informação sobre isso, e nem mesmo sobre o powertrain.
Uma bateria pequena deve ser compensada com um carregamento muito rápido. É por isso que o Mission X tem uma arquitetura elétrica de 900 volts, o que deve permitir que o hipercarro carregue cerca de duas vezes mais rápido que o Porsche Taycan, que é conhecido por levar apenas 22,5 minutos para carregar de 5% a 80%.
Mas no Nordschleife, as altas velocidades nas curvas também contam. É por isso que se diz que o Mission X atinge valores de downforce significativamente mais altos do que o atual 911 GT3 RS.
Para otimizar o condução, a bateria é instalada centralmente atrás dos bancos. Como o componente mais pesado está, portanto, localizado no meio, o resultado é um alto nível de agilidade como o de um carro esportivo de motor central – enquanto os carros elétricos convencionais geralmente parecem bastante lentos com suas baterias.
Com bons 4,5 metros de comprimento, dois metros de largura e pouco menos de 1,20 metro de altura, o Mission X é um hipercarro relativamente compacto. A distância entre-eixos é de 2,73 metros, que é alguns centímetros menor do que veículos MEB, como o ID.3 ou ID.4. No entanto, o Mission X dificilmente será baseado em qualquer uma das plataformas da VW por causa da posição não convencional da bateria.
O Mission X é um carro de dois lugares – portanto, não é apenas um carro de corrida. Uma cúpula de vidro leve com um exoesqueleto de carbono se estende sobre os ocupantes. A assinatura luminosa consiste em uma nova interpretação dos gráficos de quatro pontos da Porsche. Na traseira, as luzes abrangem toda a largura do veículo; Além disso, há um letreiro transparente e luminoso da marca. O "E" na palavra Porsche pulsa durante o processo de carregamento.
Já o cockpit é voltado para o motorista. Os bancos também são de cores diferentes: o banco do motorista é cinza e o do passageiro é marrom. Bancos de carbono com cintos de segurança de seis pontos e volante aberto com interruptores e abas remetem ao automobilismo.
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