O Chevrolet Bolt deve ter uma nova geração com preço mais acessível. Mary Barra, CEO da General Motors, sugeriu a continuidade do carro elétrico pioneiro da marca em um futuro próximo, que chegaria ao mercado com preço abaixo do próximo SUV elétrico Equinox EV.
Em entrevista ao podcast Marketplace, da NPR, a executiva disse que dirige um Bolt EUV há vários meses e que "absolutamente ama", mas é um veículo elétrico de segunda geração, o que significa custos de produção mais altos do que a plataforma Ultium de terceira geração, que traz uma redução de até 40% nos custos de bateria.
Confira um trecho da entrevista abaixo:
Barra: Então, eu dirigi um Bolt EUV por vários meses até então. Adorei o carro.
Ryssdal (apresentador): Então, por que vocês estão parando de fabricá-lo?
Barra: Porque é nossa tecnologia de segunda geração. A diferença entre nossa segunda geração e a terceira geração, que é a Ultium, é uma redução de 40% nos custos da bateria. E estamos aproveitando os nomes de nossos veículos que são bem compreendidos e conhecidos no setor.
As pessoas que dirigem um Equinox hoje entenderão o que é um Equinox EV e o que ele oferece a elas. Mas o Bolt é algo que acumulou muita fidelidade e credibilidade.
Recentemente, a própria Mary Barra confirmou que os modelos Bolt EV e Bolt EUV serão descontinuados até o final de 2023, dentro da renovação do portfólio com a chegada dos veículos elétricos baseados na plataforma Ultium. Dois deles, Chevrolet Equinox EV e Blazer EV, serão lançados nos próximos meses, inclusive aqui no Brasil.
Nesse caso, o destaque é o Equinox EV terá um preço alvo de US$ 30.000, se tornando o elétrico mais acessível da Chevrolet, ao menos nesse primeiro momento. Mas agora, a sugestão é de que um futuro Bolt (baseado na nova plataforma Ultium) chegue com preço bem mais baixo, credenciado a enfrentar rivais como o futuro Tesla Model 2, além de futuros carros elétricos de entrada como VW ID.2, entre outros.
Um futuro Chevrolet Bolt baseado na plataforma Ultium, além de ser mais barato de produzir, também traria avanços técnicos como maior velocidade de carregamento, um dos pontos fracos do modelo atual. A autonomia deve se manter na mesma faixa, considerando sua proposta e posicionamento de preço. A conferir.
E considerando que a GM tem custos de bateria 40% menores com a plataforma Ultium em comparação com a bateria de segunda geração do atual Bolt EV, um preço inicial de cerca de US$ 25.000 para um EV compacto de última geração não seria impossível. E isso sem qualquer crédito ou incentivo fiscal.
De fato, seria interessante a GM se apressar em apresentar um carro elétrico na faixa dos US$ 25.000, segmento que outras montadoras já perseguem e prometem apresentar novidades em breve. Vamos continuar acompanhando esse movimento e aguardar por mais detalhes.
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