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Sandero elétrico chega em 2028 prometendo custo-benefício "de verdade"

Assim como o seu equivalente com motor de combustão, o Sandero EV será um dos modelos mais acessíveis do segmento

Foto - Teste do Dacia Sandero de 2023

O CEO da Dacia, marca do grupo Renault, Denis Le Vot, revelou que uma versão elétrica do hatch Sandero chegará em 2027 ou 2028. Em conversa com o site britânica AutoCar, Le Vot afirmou que o Sandero EV poderia ficar no mercado até "2034 ou 2035" e atenderia o consumidor que busca custo-benefício.

Embora Le Vot tenha admitido que o Sandero elétrico terá um alcance mais curto do que os rivais e levará mais tempo para carregar, ele também prometeu que será incrivelmente barato. O CEO da Dacia criticou os preços de entrada dos veículos elétricos no momento, afirmando que os altos preços estão impedindo os consumidores médios de fazer a mudança para elétricos.

Foto - Teste do Dacia Sandero de 2023

O Sandero está à venda desde 2008 e atualmente está em sua terceira geração. Fabricado na Romênia e no Marrocos, o Sandero custa a partir de pouco mais de US$ 10 mil na Europa. Pela definição de baixo custo ao extremo, o Sandero de entrada sequer recebe um rádio de série.

No entanto, o Sandero não será o primeiro carro elétrico da Dacia. A empresa já vende um EV - o Spring, equivalente ao nosso Renault Kwid E-Tech. Uma mistura entre hatch e crossover, o Spring é alimentado por uma bateria de 27,4 kWh e tem um alcance de 230 km. Como referência, o novo Range Rover híbrido plug-in tem uma bateria maior do que ele. Dito isso, o Spring é bastante acessível na Europa, com preços a partir de € 10.920 (R$ 57.600) após os incentivos na Alemanha. 

Dacia Spring Extreme (2023)

Dacia Spring Extreme (2023)

Ao contrário do Dacia Spring, o Sandero EV será baseado na plataforma CMF-B do Grupo Renault. Esse chassi também será usado pelo próximo Renault 5, um carro com o qual o Sandero EV supostamente compartilhará muitos componentes.

Infelizmente, embora a Dacia esteja interessada em fazer a transição para carros elétricos, não tem planos para os Estados Unidos. O que é uma pena, dada a falta de opções econômicas no mercado norte-americano.

No Brasil, o Sandero é um velho conhecido. Lançado pela Renault em 2008, o modelo teve várias versões até ser descontinuado no final do ano passado, após uma trajetória de 15 anos em nosso mercado. O lançamento de uma versão elétrica pela Dacia abre a possibilidade para um Renault Sandero elétrico também, embora isso ainda não tenha sido mencionado oficialmente. A conferir.

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