Até onde vai a força da China nessa fase de transição energética da indústria automotiva? O presidente executivo da Ford Motor Company, Bill Ford, disse que os Estados Unidos ainda não podem competir com a China na produção de veículos elétricos.
Em uma entrevista ao programa GPS Sunday, de Fareed Zakaria, da CNN, Ford fez eco aos comentários de outros importantes executivos do setor automotivo sobre o domínio da China na fabricação de veículos elétricos.
"Eles se desenvolveram muito rapidamente e em grande escala. E agora estão exportando-os. Eles não estão aqui, mas virão para cá. Acreditamos que, em algum momento, precisaremos estar prontos, e estamos nos preparando."
Bill Ford, bisneto do fundador da empresa, Henry Ford, disse que a nova fábrica de baterias para veículos elétricos de US$ 3,5 bilhões da montadora em Michigan, que construirá células de LFP (fosfato de ferro e lítio) sob licença da CATL da China, é uma chance para os engenheiros da Ford aprenderem a tecnologia e depois usá-la eles mesmos.
"Essa (Michigan) é uma instalação de propriedade integral da Ford. Eles serão nossos funcionários, e tudo o que estamos fazendo é licenciar a tecnologia. Isso é tudo", disse ele.
Os comentários de Bill Ford foram feitos depois que o CEO da Ford, Jim Farley, disse no mês passado que os fabricantes chineses de veículos elétricos são os principais rivais da empresa no setor e que a montadora precisa de custos mais baixos ou de uma marca distinta para vencer os fabricantes chineses.
"Acho que vemos os chineses como o principal concorrente, não a GM ou a Toyota. Os chineses serão a força motriz", disse o chefe da Ford.
O CEO da Tesla, Elon Musk, também elogiou as montadoras chinesas e seus veículos elétricos várias vezes no passado. Em janeiro, ele disse que respeitava as montadoras da China, que ele acredita serem as mais competitivas do mundo.
"Eles trabalham mais duro e são mais inteligentes. Portanto, se eu fosse adivinhar, provavelmente alguma empresa da China seria a segunda mais provável a ficar atrás da Tesla", disse Musk.
A principal fabricante de veículos elétricos da China é a BYD, que ficou em segundo lugar, atrás da Tesla, em 2022, nas vendas globais de BEVs, com 911.141 unidades, em comparação com as 1.313.851 da empresa norte-americana. A China também tem startups de EV com presença global, incluindo Nio e XPeng, e marcas de EV de montadoras estabelecidas, incluindo Polestar, Zeekr, Ora, MG e outras.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos