A mudança para os carros elétricos está ficando cada vez mais rápida nos Estados Unidos. A Comissão de Energia da Califórnia afirma que o estado mais rico do país atingiu as vendas de veículos elétricos previamente estipulada de 1,5 milhão de unidades dois anos antes de sua meta de 2025.

Isso pode não ser surpresa para as pessoas que acompanham o segmento, graças à enorme popularidade dos veículos elétricos na Califórnia, embora esse não seja o único estado dos EUA com vendas de veículos elétricos em expansão, e a lista está crescendo.

Audi Q4 e-tron 2022 - EUA - traseira

De acordo com o site Electrek, o ex-governador da Califórnia, Jerry Brown, estabeleceu a meta de vendas de veículos elétricos para 2025 lá atrás, em 2012. É interessante notar que o único carro totalmente elétrico à venda no estado quando a meta foi estabelecida era o Nissan Leaf. O Tesla Model S foi lançado mais tarde naquele ano. A Tesla vendeu o Roadster original em anos anteriores.

Em 2012, havia apenas alguns milhares de veículos elétricos vendidos na Califórnia, mas o progresso desde então tem sido exponencial. A Califórnia tinha mais de 1,5 milhão de vendas de eletrificados registrados no final do terceiro trimestre de 2023, embora o número de modelos totalmente elétricos fosse de pouco mais de 1 milhão. O restante era veículos híbridos plug-in (PHEVs).

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Em 2023, 21% dos carros vendidos até o momento na Califórnia eram EVs. Nenhum outro estado pode afirmar ter números tão altos. De fato, 40% de todos os carros com emissão zero vendidos até o momento nos EUA em 2023 foram vendidos na Califórnia. O país como um todo registrou 5,6% das vendas de veículos elétricos em 2022, o que ainda é um grande salto em relação aos 1-2% dos últimos anos.

Os incentivos ajudaram a Califórnia a atingir o marco de vendas de veículos elétricos mais rapidamente do que teria sido possível sem eles. A Electrek afirma que US$ 2 bilhões em incentivos ajudaram o estado ao longo dos anos. No entanto, pouca gente lembra os EUA subsidiam os combustíveis fósseis em cerca de US$ 650 bilhões por ano.

Chevrolet Bolt EUV

Em 2020, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou que o estado pretende proibir a venda de novos carros a gasolina até 2035. A agência ambiental norte-americana EPA também apresentou recentemente novos planos que podem fazer com que dois terços de todas as vendas de carros nos EUA sejam elétricos até 2032. 

Embora a Califórnia e alguns outros estados dos EUA tenham impressionado com a adoção de veículos elétricos, houve mais casos de sucesso no exterior. A Noruega é frequentemente considerada a capital mundial dos VEs, com poucas vendas de carros a gasolina.

Enquanto isso, a China, que abriga o maior mercado automotivo do mundo, está observando um aumento nas vendas de veículos elétricos que supera a maioria dos outros países. Na verdade, alguns carros a gasolina estão se tornando extremamente difíceis de vender em algumas regiões do país.