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Mazda inicia negociação com a Panasonic para baterias de carros elétricos

Montadora quer acelerar transição para carros elétricos; 40% das vendas até 2030 serão de modelos zero emissão

célula cilíndrica da Panasonic

A Mazda instalará baterias Panasonic Energy em seus carros elétricos. A montadora japonesa anunciou que entrou em negociações para uma parceria de longo prazo a fim de acelerar seu movimento rumo à eletrificação.

Até o momento, não foi dito que tipo de células a Mazda gostaria de receber da gigante coreana, mas é provável que seja uma linha completa de células cilíndricas de vários tamanhos, dependendo do modelo.

Mazda MX-30 e-SkyActive R-EV (2023)

A partir de 2028

A ideia da Mazda é usar as baterias da Panasonic nos modelos elétricos que serão lançados na segunda metade da década. Essa é a primeira família com emissão zero que a empresa usará para impulsionar as vendas na área de veículos movidos a bateria, que devem representar 40% das vendas totais até 2030.

A decisão de firmar uma parceria com a Panasonic é um sinal claro do plano da Mazda para a eletrificação. No início, a empresa havia considerado a possibilidade de construir suas próprias baterias para seus carros elétricos. Agora, no entanto, parece preferir a terceirização, confiando em um fabricante líder mundial.

batterie Panasonic

A Mazda também tem um acordo com a Envision AESC, outra fabricante de baterias, com a qual há um contrato de fornecimento de baterias para o período de 2025 a 2027. Portanto, é provável que a Panasonic assuma o controle a partir do ano seguinte.

Uma estratégia em 3 atos

A escolha de 2028 não é uma coincidência. De fato, a Mazda estabeleceu um roteiro muito preciso para a transição ecológica. Ele consiste em três fases.

  • Fase 1 (2022-2024): Desenvolvimento da tecnologia de eletrificação
  • Fase 2 (2025-2027): Transição para a eletrificação
  • Fase 3 (2028-2030): Lançamento de uma linha totalmente eletrificada

Galeria: Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV (2023)