A Mazda instalará baterias Panasonic Energy em seus carros elétricos. A montadora japonesa anunciou que entrou em negociações para uma parceria de longo prazo a fim de acelerar seu movimento rumo à eletrificação.
Até o momento, não foi dito que tipo de células a Mazda gostaria de receber da gigante coreana, mas é provável que seja uma linha completa de células cilíndricas de vários tamanhos, dependendo do modelo.
A ideia da Mazda é usar as baterias da Panasonic nos modelos elétricos que serão lançados na segunda metade da década. Essa é a primeira família com emissão zero que a empresa usará para impulsionar as vendas na área de veículos movidos a bateria, que devem representar 40% das vendas totais até 2030.
A decisão de firmar uma parceria com a Panasonic é um sinal claro do plano da Mazda para a eletrificação. No início, a empresa havia considerado a possibilidade de construir suas próprias baterias para seus carros elétricos. Agora, no entanto, parece preferir a terceirização, confiando em um fabricante líder mundial.
A Mazda também tem um acordo com a Envision AESC, outra fabricante de baterias, com a qual há um contrato de fornecimento de baterias para o período de 2025 a 2027. Portanto, é provável que a Panasonic assuma o controle a partir do ano seguinte.
A escolha de 2028 não é uma coincidência. De fato, a Mazda estabeleceu um roteiro muito preciso para a transição ecológica. Ele consiste em três fases.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla e BYD são as únicas líderes na transição para carros elétricos; estudo
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Carro elétrico deve ter bateria pequena e baixa autonomia, insiste a Mazda
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Mazda confirma motor rotativo como extensor de alcance para o MX-30 elétrico
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Mazda aposta nos combustíveis renováveis como alternativa aos carros elétricos