Mazda inicia negociação com a Panasonic para baterias de carros elétricos
Montadora quer acelerar transição para carros elétricos; 40% das vendas até 2030 serão de modelos zero emissão
A Mazda instalará baterias Panasonic Energy em seus carros elétricos. A montadora japonesa anunciou que entrou em negociações para uma parceria de longo prazo a fim de acelerar seu movimento rumo à eletrificação.
Até o momento, não foi dito que tipo de células a Mazda gostaria de receber da gigante coreana, mas é provável que seja uma linha completa de células cilíndricas de vários tamanhos, dependendo do modelo.
A partir de 2028
A ideia da Mazda é usar as baterias da Panasonic nos modelos elétricos que serão lançados na segunda metade da década. Essa é a primeira família com emissão zero que a empresa usará para impulsionar as vendas na área de veículos movidos a bateria, que devem representar 40% das vendas totais até 2030.
A decisão de firmar uma parceria com a Panasonic é um sinal claro do plano da Mazda para a eletrificação. No início, a empresa havia considerado a possibilidade de construir suas próprias baterias para seus carros elétricos. Agora, no entanto, parece preferir a terceirização, confiando em um fabricante líder mundial.
A Mazda também tem um acordo com a Envision AESC, outra fabricante de baterias, com a qual há um contrato de fornecimento de baterias para o período de 2025 a 2027. Portanto, é provável que a Panasonic assuma o controle a partir do ano seguinte.
Uma estratégia em 3 atos
A escolha de 2028 não é uma coincidência. De fato, a Mazda estabeleceu um roteiro muito preciso para a transição ecológica. Ele consiste em três fases.
- Fase 1 (2022-2024): Desenvolvimento da tecnologia de eletrificação
- Fase 2 (2025-2027): Transição para a eletrificação
- Fase 3 (2028-2030): Lançamento de uma linha totalmente eletrificada
Galeria: Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV (2023)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD estreia no Brasil recarga de 10% a 97% em menos de 10 minutos
Problemas na Volkswagen atrasam Golf e T-Roc elétricos até 2030
Brasil quase triplica número de carregadores rápidos para carros elétricos em 1 ano
F1: Vasseur rebate comentário de Horner sobre ida à Ferrari
Celular e carro elétrico têm o mesmo problema ao passar de 80% de carga; entenda
F1: Antonelli faz a pole para o GP da China e bate recorde
Até em trem? BYD quer levar suas baterias muito além dos carros