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CATL trabalha para a criação de centros de reciclagem de baterias

Maior produtora de baterias do mundo quer criar locais de reciclagem na Europa e Estados Unidos

CATL no Salão Automóvel de Xangai

A reciclagem de baterias é um tema cada mais presente nas discussões sobre mobilidade elétrica. De olho nessa demanda, que tende a crescer com o avanço dos carros elétricos, a CATL, maior fabricante de baterias do mundo, negocia uma parceria para a criação de vários locais de reciclagem, inicialmente na Europa. 

Em outra frente, a gigante chinesa das baterias está procurando parcerias para estabelecer locais de reciclagem também na América do Norte, disse o diretor de produção Ni Jun em um painel na World Economic Forum’s Annual Meeting of the New Champions na última semana.

CATL no Salão Automóvel de Xangai

Líder mundial na produção de baterias para veículos elétricos e híbridos, a CATL dominou o mercado chinês por anos e agora começa a se estabelecer internacionalmente de forma mais decisiva com a produção em outros países. A empresa está iniciando a produção de baterias na Europa e trabalha para avançar em outros mercados, como os Estados Unidos.

E falando da expansão do serviço de reciclagem para a Europa e América do Norte, a CATL tenta ampliar seu domínio em toda a cadeia de suprimentos de baterias, desde a produção até a reutilização, aproveitando o potencial de um segmento que ainda está dando os primeiros passos, mas se tornará crucial em alguns anos. 

CATL no Salão Automóvel de Xangai

O executivo da CATL disse ainda que a empresa já é a maior recicladora de baterias para veículos elétricos do mundo, com capacidade para recuperar mais de 99% do níquel, cobalto e manganês de uma célula e mais de 90% do lítio.

"Acreditamos que a reciclagem é uma necessidade, caso contrário, quando um veículo se aposenta, o que você faz? Está poluindo o solo, é difícil, perigoso e pode ser explosivo", disse Ni no evento em Tianjin conhecido como Summer Davos.

Recentemente, a CATL iniciou operações na Alemanha e Hungria, ao mesmo tempo em que trabalha com parceiros para estabelecer uma linha de produção na América do Norte, que pode ser nos EUA ou México.

No Brasil, a empresa chinesa, que responde por mais de 1/3 do mercado global de baterias, firmou parceria com o Grupo SHC, que representa a JAC Motors no país, que passa a ser o representante oficial para pós-venda e assistência técnica de baterias para veículos eletrificados e sistemas de armazenamento de energia da CATL.

Fonte: Automotive News