CATL trabalha para a criação de centros de reciclagem de baterias
Maior produtora de baterias do mundo quer criar locais de reciclagem na Europa e Estados Unidos
A reciclagem de baterias é um tema cada mais presente nas discussões sobre mobilidade elétrica. De olho nessa demanda, que tende a crescer com o avanço dos carros elétricos, a CATL, maior fabricante de baterias do mundo, negocia uma parceria para a criação de vários locais de reciclagem, inicialmente na Europa.
Em outra frente, a gigante chinesa das baterias está procurando parcerias para estabelecer locais de reciclagem também na América do Norte, disse o diretor de produção Ni Jun em um painel na World Economic Forum’s Annual Meeting of the New Champions na última semana.
Líder mundial na produção de baterias para veículos elétricos e híbridos, a CATL dominou o mercado chinês por anos e agora começa a se estabelecer internacionalmente de forma mais decisiva com a produção em outros países. A empresa está iniciando a produção de baterias na Europa e trabalha para avançar em outros mercados, como os Estados Unidos.
E falando da expansão do serviço de reciclagem para a Europa e América do Norte, a CATL tenta ampliar seu domínio em toda a cadeia de suprimentos de baterias, desde a produção até a reutilização, aproveitando o potencial de um segmento que ainda está dando os primeiros passos, mas se tornará crucial em alguns anos.
O executivo da CATL disse ainda que a empresa já é a maior recicladora de baterias para veículos elétricos do mundo, com capacidade para recuperar mais de 99% do níquel, cobalto e manganês de uma célula e mais de 90% do lítio.
"Acreditamos que a reciclagem é uma necessidade, caso contrário, quando um veículo se aposenta, o que você faz? Está poluindo o solo, é difícil, perigoso e pode ser explosivo", disse Ni no evento em Tianjin conhecido como Summer Davos.
Recentemente, a CATL iniciou operações na Alemanha e Hungria, ao mesmo tempo em que trabalha com parceiros para estabelecer uma linha de produção na América do Norte, que pode ser nos EUA ou México.
No Brasil, a empresa chinesa, que responde por mais de 1/3 do mercado global de baterias, firmou parceria com o Grupo SHC, que representa a JAC Motors no país, que passa a ser o representante oficial para pós-venda e assistência técnica de baterias para veículos eletrificados e sistemas de armazenamento de energia da CATL.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Stellantis promete baterias com metade do custo das atuais até 2030