A BYD irá anunciar de forma oficial a instalação de uma fábrica de carros elétricos na Bahia na semana que vem. A informação foi confirmada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues após uma reunião com o presidente Lula e a vice-presidente global da BYD, Stella Li, em Brasília.

Segundo relatado pelo governador baiano, o evento oficial para o anúncio da fábrica de automóveis da BYD no Brasil irá acontecer em Salvador, na próxima terça-feira (4), onde haverá uma apresentação do plano de investimentos que a montadora chinesa fará no estado. 

“É um dia muito importante para nós. Estivemos na China e agora estamos colhendo os frutos. Estamos felizes com a geração de empregos e a Bahia sendo uma referência internacional de inovação e tecnologia”, disse Jerônimo Rodrigues. 

Impressões ao dirigir BYD Dolphin (10)

Na semana passada, Jerônimo já havia revelado que a BYD possui uma equipe no Brasil para começar os trabalhos de implantação da fábrica de veículos elétricos em Camaçari. Na ocasião, o governador ainda adiantou que a executiva Stella Li, viria ao Brasil para fazer o anúncio. 

Durante o lançamento do BYD Dolphin em São Paulo (SP) nesta quarta-feira (28), Stella não chegou a confirmar a conclusão das negociações da fábrica na Bahia, mas reafirmou o investimento de R$ 10 bilhões no Brasil para os próximos anos e que muitas novidades seriam anunciadas em breve.

BYD Seagull - carro eletrico popular (5)

O projeto da BYD para Camaçari envolve três linhas de produção: uma para veículos elétricos de passeio, outra para veículos pesados (caminhões e ônibus) e uma linha de montagem de baterias.

Ainda não sabemos quais modelos serão produzidos na fábrica de Camaçari (BA), tanto de leves quanto de pesados, mas no início havia muita especulação sobre o BYD Seagull, o carro elétrico subcompacto que acabou de ser lançado na China e já foi registrado no Brasil. Além deste, o recém-lançado BYD Dolphin também é fortemente cotado.

Avaliação - BYD Yuan Plus (BR) (24)

Dessa forma, a longa novela para a instalação da fábrica da BYD parece finalmente ter chegado ao fim. Agora é aguardar pela próxima semana e os anúncios oficiais, bem como o cronograma de instalação da fábrica e os modelos que serão produzidos por lá num primeiro momento.

Fonte: Governo da Bahia