A Volvo Cars é mais uma montadora que anunciou oficialmente a mudança do Sistema de Carregamento Combinado (CCS1) para o conector de carregamento North American Charging Standard (NACS) da Tesla na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).

A Volvo entrou em um acordo com a Tesla para usar o conector de carregamento NACS, como a primeira marca europeia. Anteriormente, um movimento semelhante foi anunciado pela Ford, GM e Rivian, sem deixar de lado a Aptera (uma startup de veículos elétricos).

Volvo EX30 (2023) - vista lateral

De acordo com a Volvo, o acordo com a Tesla abrirá a rede Tesla Supercharging (mais de 12.000 pontos em mais de 2.000 locais) para todos os Volvos elétricos existentes a partir do primeiro semestre de 2024. No entanto, os carros Volvo compatíveis com CCS1 (XC40, C40 Recharge e os próximos XC30 e XC90) terão que usar um adaptador NACS para CCS1.

A Tesla já deu as boas-vindas à Volvo a bordo da coalizão NACS, em rápido crescimento.

 

Em 2025, quando os primeiros modelos compatíveis com NACS chegarem, um adaptador não será mais necessário para os modelos Volvo.

Supercharger Tesla 18

Por outro lado, para usar os carregadores rápidos CCS1 mais antigos, os clientes terão que usar o adaptador CCS1 para NACS (provavelmente o mesmo que a Tesla usa).

Um dos elementos mais importantes do acordo é que a Volvo pretende incluir a rede Tesla Supercharging em seu sistema de software. A navegação a bordo dos carros exibirá estações de Supercharger, bem como permitirá usá-las/pagar dentro de uma única interface.

"Com a aplicação Volvo Cars, os condutores de carros Volvo totalmente elétricos nos Estados Unidos e Canadá poderão encontrar dezenas de milhares de estações de carregamento públicas, obter informações em tempo real sobre a disponibilidade de carregadores e pagar pela sua sessão de carregamento através de uma única interface, facilitando o carregamento de um carro Volvo."