A Volvo Cars é mais uma montadora que anunciou oficialmente a mudança do Sistema de Carregamento Combinado (CCS1) para o conector de carregamento North American Charging Standard (NACS) da Tesla na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México).
A Volvo entrou em um acordo com a Tesla para usar o conector de carregamento NACS, como a primeira marca europeia. Anteriormente, um movimento semelhante foi anunciado pela Ford, GM e Rivian, sem deixar de lado a Aptera (uma startup de veículos elétricos).
![Volvo EX30 (2023) - vista lateral](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
De acordo com a Volvo, o acordo com a Tesla abrirá a rede Tesla Supercharging (mais de 12.000 pontos em mais de 2.000 locais) para todos os Volvos elétricos existentes a partir do primeiro semestre de 2024. No entanto, os carros Volvo compatíveis com CCS1 (XC40, C40 Recharge e os próximos XC30 e XC90) terão que usar um adaptador NACS para CCS1.
A Tesla já deu as boas-vindas à Volvo a bordo da coalizão NACS, em rápido crescimento.
Em 2025, quando os primeiros modelos compatíveis com NACS chegarem, um adaptador não será mais necessário para os modelos Volvo.
![Supercharger Tesla 18](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Por outro lado, para usar os carregadores rápidos CCS1 mais antigos, os clientes terão que usar o adaptador CCS1 para NACS (provavelmente o mesmo que a Tesla usa).
Um dos elementos mais importantes do acordo é que a Volvo pretende incluir a rede Tesla Supercharging em seu sistema de software. A navegação a bordo dos carros exibirá estações de Supercharger, bem como permitirá usá-las/pagar dentro de uma única interface.
"Com a aplicação Volvo Cars, os condutores de carros Volvo totalmente elétricos nos Estados Unidos e Canadá poderão encontrar dezenas de milhares de estações de carregamento públicas, obter informações em tempo real sobre a disponibilidade de carregadores e pagar pela sua sessão de carregamento através de uma única interface, facilitando o carregamento de um carro Volvo."