A JAC acaba de lançar um carro elétrico totalmente novo na China. Trata-se do Yiwei 3, o primeiro modelo montado na nova plataforma desenvolvida internamente e que estreia com autonomia de até 505 km e preço inicial de 89.800 yuans, o equivalente a R$ 60.500 em uma conversão direta.
Após a pré-estreia em maio, o modelo teve os primeiros dados e preços revelados na China. Com foco em clientes mais jovens, a linha Yiwei será composta por quatro carros que chegarão ao mercado até 2025: Yiwei 3, Yiwei 5, Yiwei X3 e Yiwei X5.
Com proposta urbana, o JAC Yiwei 3 é um carro elétrico que mede 4,02 metros de comprimento (similar a um Hyundai HB20), 1,77 metro de largura e 1,56 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,62 metros (a mesma de um Nissan Kicks), o que se revela em um espaço interno honesto considerando o seu segmento.
Seus principais rivais serão modelos como Ora Good Cat da GWM e BYD Dolphin, o primeiro já confirmado para o Brasil em 2024 e o segundo lançado recentemente com ótima aceitação nesse primeiro momento.
BYD Dolphin
O visual não chega a ser exatamente uma novidade para os chineses, onde o novo carro elétrico JAC se destaca pelos faróis de LEDs circulares e formato arredondado da carroceria. Mas o novato aposta em soluções como maçanetas retráteis e uma pintura externa em dois tons com teto preto.
GWM - Ora Good Cat
Por dentro, o JAC Yiwei 3 agrada e mostra que aparentemente a JAC quer subir o patamar de seus carros elétricos: uma grande tela flutuante de 15,6" com sistema operacional desenvolvido em conjunto com a Huawei, quadro de instrumentos totalmente digital, recarga sem fio para smartphones e volante de dois raios com fundo plano.
O novo compacto elétrico da JAC tem motor elétrico de 70 kW (95 cv) e uma bateria LFP suficiente para 405 km de autonomia. Também há uma versão superior com 100 kW (136 cv) e 505 km de autonomia, sempre pelo ciclo chinês, um pouco mais otimista que os padrões ocidentais, mas ainda assim números bons considerando sua proposta de carro urbano - os detalhes sobre a bateria ainda não foram revelados, mas a imprensa chinesa especula que o modelo virá com células cilíndricas.
A JAC, em outros tempos à frente do mercado de carros elétricos na China, perdeu espaço para outras marcas locais e agora faz um importante movimento com o lançamento da submarca Yiwei, que traz um carro elétrico de construção mais moderna, com plataforma dedicada e sistema operacional mais maduro.
Embora ainda não haja um anúncio oficial do Grupo SHC, que representa a JAC Motors no Brasil, apuramos que o novo carro elétrico da JAC será lançado no país em breve. Quando desembarcar por aqui, o modelo irá encarar rivais como o BYD Dolphin e o GWM Ora Good Cat.
Estreando a nova submarca da JAC, o Yiwei 3 está sendo vendido na China com preços entre 89.900 e 127.900 yuans, o equivalente a R$ 60.500 - R$ 85.500 em uma conversão direta. Ainda não sabemos qual será o preço cobrado por aqui, mas considerando sua proposta, ele poderia ficar dentro do intervalo R$ 150.000 - R$ 180.000. Seria uma boa opção para a JAC atualizar seu portfólio por aqui? Deixe seu comentário.
Fotos: AutoHome
RECOMENDADO PARA VOCÊ
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
JAC Hunter EV: nova picape elétrica será lançada no Brasil no final de 2024
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Flagra JAC T9 EV: picape elétrica aparece "limpa" antes da estreia no Brasil
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
JAC EJS-3 já é vendido no Uruguai; rival do Dolphin também virá ao Brasil