Como já virou regra, as vendas de carros elétricos e híbridos registraram um novo marco no Brasil. Segundo os dados da ABVE, no primeiro semestre de 2023 os emplacamentos de automóveis e comerciais leves eletrificados avançaram 58% na comparação com o mesmo período do ano anterior, o melhor resultado da série histórica.
Foram 32.239 emplacamentos de eletrificados entre janeiro e junho de 2023, um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427). Na prática, um resultado que quase iguala o total de todo o ano de 2021, quando foram vendidos 34.990 veículos elétricos e híbridos no país.
![GWM Haval H6 Premium HEV 2023 (teste BR)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Em junho, foram vendidas 6.225 unidades de modelos elétricos e híbridos, um crescimento de 53% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A exemplo do semestre, foi o melhor mês de junho da série histórica.
Graças a esses resultados, a frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades.
![BYD Dolphin - lançamento no Brasil (2)](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Anfavea
Reunindo os dados divulgados nesta sexta-feira (7) pela Anfavea, entidade que representa os fabricantes automotivos no país, os eletrificados atingiram 3,4% de participação total (0,3% BEV e 3,1% (PHEV e HEV) em junho.
Das 6.225 unidades de eletrificados emplacados no mês passado, 618 foram carros elétricos a bateria e 5.607 híbridos e híbridos plug-in. No acumulado do 1º semestre foram 28.470 híbridos e 3.760 elétricos vendidos em todo o país.
A consolidação de novas montadoras, sobretudo marcas como GWM e BYD no Brasil, deve ajudar a sustentar o crescimento nas vendas de modelos híbridos e elétricos durante o segundo semestre de 2023.