O que um carro elétrico precisa ter para ficar mais barato? Tamanho compacto, bateria pequena e, consequentemente, menor autonomia, suficiente apenas para o uso diário. Em alguns mercados, isso já começa a se tornar realidade, a exemplo do Changan Lumin, um simpático microcarro elétrico feito na China e que foi lançado recentemente na Colômbia.
Produzido pela gigante chinesa Changan Automobile para brigar no segmento de micro carros elétricos, atualmente dominado pelo MINI EV da Wuling-GM, o Changan Lumin foi lançado no país vizinho pelo preço de 69.990.000 de pesos colombianos, o que daria cerca de R$ 82.000 em uma conversão direta. Preço que praticamente se iguala ao do Renault Kwid Outside com motor a gasolina vendido por lá.
Seguindo a tendência apreciada na China, de micro carros elétricos com visual mais 'lúdico', o carrinho produzido pela Changan segue uma linha parecida com a da Chery, a exemplo do modelo QQ Ice Cream, que foi lançado recentemente no país asiático.
O pequeno Lumin mede 3,27 metros de comprimento, 1,70 metro de largura e 1,54 metro de altura, enquanto a distância entre-eixos é de apenas 1,98 metro - as dimensões ficam próximas do Caoa Chery iCar vendido aqui no Brasil. Mais 'encorpado' que os rivais diretos, ela pesa 840 kg, ou seja, 175 kg a mais que o pioneiro Wuling Hongguang Mini EV e conta com um porta-malas de 104 litros.
O interior possui um painel que aposta em formas minimalistas, mas não dispensa totalmente os botões físicos, como acontece com a maioria dos carros elétricos desse segmeto. No entanto, as principais funções ficam concentradas na tela sensível ao toque de 10,25" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e Bluetooth. Por fim, há um quadro de instrumentos digital e volante de três raios multifuncional.
Com sua proposta de carro para o uso diário ele não tem luxos, mas ainda assim é bem equipado e traz itens de série como assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisores elétricos, acesso sem chave e sensor de estacionamento traseiro.
O pequeno Lumin é construído sobre a plataforma de veículos elétricos EPA0, desenvolvida pela Changan especificamente para carros subcompactos. O sistema de propulsão é composto por um motor elétrico dianteiro de 31 kW (41 cv) e 8,9 kgfm que permite velocidade máxima de 100 km/h, confirmando sua proposta de carro urbano.
O Changan Lumin tem três opções de bateria: 12,92 kWh, 17,65 kWh e 27,99 kWh, mas o modelo que está à venda na Colômbia utiliza a opção de menor capacidade, suficiente para um alcance de 150 km pelo padrão NEDC.
Com exceção do Caoa Chery iCar, ainda não temos muitas opções de microcarros elétricos no Brasil. No entanto, mesmo o modelo Chery ainda traz uma bateria grande (30 kWh) se comparada à proposta dos modelos urbanos chineses, geralmente com versões de entrada possuindo baterias abaixo de 20 kWh.
Nesse caso, a autonomia desses modelos fica próxima ao patamar de 150 km com uma carga, além do fato de que muitos deles são homologados para apenas quatro ocupantes e tem porta-malas reduzido (que pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro).
Na prática, é um segmento que fica abaixo de modelos como o JAC e-JS1 e Renault Kwid E-Tech, incluindo o BYD Seagull, todos eles acima dos 3,60 metros.
Como seria a aceitação por aqui? Haveria espaço para os microcarros elétricos com baixa autonomia se o preço fosse ao menos similar ao desse caso cobrado dos vizinhos colombianos? Deixe seu comentário.
Fonte: El Carro Colombiano
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