O caso de amor do Japão com os kei cars é bem conhecido, já que os microcarros representam o segmento mais popular do mercado. E agora, parece que os consumidores já estão migrando para os microcarros elétricos também, e a Nissan e a Mitsubishi estão se dando bem com isso.

No início deste ano, as montadoras lançaram os microcarros elétricos Nissan Sakura e Mitsubishi eK X EV, que são produzidos na última planta Mizushima da empresa no oeste do Japão.

Desde o início das vendas, em maio de 2022, os minicarros elétricos têm se mostrado muito populares entre os consumidores japoneses. Em julho, o Nissan Sakura havia recebido encomendas para 23.000 unidades, mais do que a soma dos veículos elétricos vendidos por todas as marcas no Japão no ano passado. Em setembro, o total de pedidos para o Nissan Sakura e MitsubishieK X EV chegou a 35.000 unidades.

Como a demanda está sobrecarregando a capacidade de produção, a Nissan anunciou em seu site japonês em 1º de novembro que parou temporariamente de receber novas encomendas. Um porta-voz da empresa citado pela Reuters disse que a Nissan parou de receber pedidos para o Sakura no final de outubro porque os clientes enfrentam uma espera de ano ou mais. Não está claro quando a Nissan voltará a receber encomendas.

Em setembro, a Nissan e a Mitsubishi anunciaram planos para aumentar a produção de seus kei cars elétricos em cerca de 20% no ano fiscal de 2023. Como resultado, o volume de produção durante o próximo exercício está previsto para atingir cerca de 70.000 unidades.

Enquanto os veículos híbridos a gasolina reinam no Japão, a Nissan espera atrair mais motoristas japoneses para carros totalmente elétricos, oferecendo micromodelos de baixo custo, como o Sakura.

O carro kei elétrico começa em 2.399.100 ienes no Japão, o que equivale a R$ 82.400 na taxa de câmbio atual. O preço inclui o imposto sobre o consumo de 10% do Japão, mas exclui um subsídio nacional de 550.000 ienes (R$ 18.800) e subsídios dos governos locais disponíveis em algumas áreas. Isso significa que o preço base pode baixar para cerca de US$ 12.500 (R$ 62.900) ou até menos.

O pequeno Sakura está equipado com uma bateria de íons de lítio de 20 kWh que alimenta um motor elétrico montado no eixo dianteiro, fazendo 47 quilowatts (63 cavalos) e 27 kgfm de torque. A autonomia é estimada em até 180 quilômetros com base no ciclo WLTC do Japão.

A Suzuki Motor e a Daihatsu Motor também estão planejando o lançamento de microcarros elétricos. A eletrificação do segmento kei car, que atualmente representa 40% das vendas de veículos novos no Japão, é fundamental para uma mudança nacional para os carros elétricos.