page ad skin

Audi quer comprar plataforma de carros elétricos de rival chinês

Sem paciência para esperar pela plataforma SSP do Grupo VW, montadora já estaria em negociações com fabricantes chineses

2022-audi-q5-e-tron

A Audi está considerando adquirir uma nova plataforma de veículos elétricos de um de seus concorrentes chineses pela primeira vez. E segundo apurado, o principal motivo seria a "pressa" por conta do atraso no lançamento da Scalable Systems Platform (SSP) do Grupo Volkswagen.  

A notícia foi publicada pelo site alemão Automobilwoche, que citou "círculos de empresas" como fonte. O entendimento é de que a Audi precisa acelerar o desenvolvimento de seus próprios carros elétricos e não pode esperar pela SSP, que ainda deve demorar um pouco para ficar pronta (por volta de 2026). 

2022-audi-q5-e-tron (1)

Por conta disso, a montadora premium alemã estaria recorrendo a concorrentes chineses para um acordo sobre o fornecimento da plataforma. De acordo com fontes anônimas, esse assunto pode ser discutido em uma reunião extraordinária do conselho de supervisão da Audi nesta semana, com o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, supostamente já tendo aprovado o projeto.

O primeiro modelo a ser baseado na SSP será o carro elétrico derivado do Project Trinity, que só deve ficar pronto no final da década, ainda que o cronograma original do Grupo Volkswagen antecipe que o Projeto Trinity será lançado em 2026.

Relata-se que a leitura da Audi é de que a empresa deve continuar a lançar novos carros elétricos para permanecer relevante no segmento e não pode se dar ao luxo de esperar o cronograma do Grupo VW, principalmente no extremamente competitivo mercado chinês. 

Atualmente, a Audi oferece dois modelos baseados na plataforma modular MEB na China, o Q4 e-tron e o Q5 e-tron, sendo este último um SUV elétrico baseado no Volkswagen ID.6, ambos os veículos elétricos produzidos na fábrica de Anting.

A Audi e sua parceira de joint venture FAW estão construindo uma fábrica de veículos elétricos na China que produzirá modelos baseados na Premium Platform Electric (PPE) a partir do final de 2024. Os modelos baseados nesta plataforma incluem o Audi A6 e-tron e Q6 e-tron.

Enquanto a PPE é uma arquitetura mais refinada em comparação com a MEB, como um sistema elétrico de 800 volts, a Audi ainda precisa da arquitetura SSP para dar o próximo grande salto em direção autônoma, software e produção.

No entanto, a reportagem não revela quais seriam as montadoras com as quais a Audi estaria conversando, mas há fortes candidatos incluindo empresas como Geely e Foxconn.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários