O Ford Fiesta pode renascer como um carro elétrico. A Ford não descartou a possibilidade de reviver seu tradicional modelo que saiu de linha recentemente, mas agora como um compacto elétrico baseado na plataforma modular MEB da parceira Volkswagen. 

Quem trouxe essa novidade foi o diretor para carros de passageiros da Ford Europa, Martin Sander, segundo uma reportagem recente do Automotive News Europa.  

O assunto veio à tona após a Ford ter encerrado a produção do seu carro compacto na fábrica de Colônia, Alemanha, na semana passada. O complexo recebeu um investimento de US$ 2 bilhões para a conversão em um hub de produção de veículos elétricos baseados na plataforma MEB da VW para a Europa. Por lá, o primeiro VE a ser produzido será o novo Ford Explorer elétrico, que chegará ao mercado no começo de 2024. 

Ford Fiesta híbrido leve

Questionado sobre uma versão elétrica do Fiesta baseada na arquitetura MEB da VW, o executivo da Ford disse o seguinte:

"uma cooperação muito construtiva e positiva com a Volkswagen e estamos possivelmente explorando oportunidades para levar isso para o próximo nível".

"Nada foi decidido, mas não quero descartar essa possibilidade", disse ele em uma entrevista à ANE.

Do outro lado, a Volkswagen apresentou recentemente o conceito VW ID2all, a prévia de um carro elétrico compacto com porte entre Polo e Golf e amplo espaço interno. Ele promete ser o carro elétrico a bateria mais acessível da marca alemã quando for lançado em 2024 com um preço alvo na faixa dos 25.000 euros, algo em torno de R$ 135 mil em uma conversão direta.

Em um movimento que também atingiu outras montadoras, a Ford está abandonando os segmentos de carros compactos a combustão pelo alto custo de produzir veículos que atendam aos padrões de emissões cada vez mais rígidos da Europa. 

Mas voltando aos carros elétricos, a estratégia da Ford com a parceria da Volkswagen para utilizar a arquitetura MEB servirá durante o período em que montadora norte-americana desenvolve a sua plataforma de veículos elétricos de segunda geração, que será lançada em 2025. 

Mas por enquanto, a eletrificação pode ser a oportunidade para a Ford voltar ao segmento de carros compactos e para isso basta a empresa chegar a um acordo com a Volkswagen sobre o uso de sua plataforma MEB Entry para veículos elétricos compactos.

Fonte: Automotive News Europe