Quando o SUV elétrico ultracompacto Baojun Yep da joint venture SAIC-GM-Wuling foi lançado em maio com um preço de 79.800 yuans, aproximadamente R$ 55 mil em uma conversão direta, ficamos intrigados com sua aparência peculiar e preço relativamente baixo.
O fato de ninguém menos que a General Motors ter participado de sua criação também é bastante interessante, visto que a empresa americana detém uma participação de 44% na joint venture SAIC-GM-Wuling (SGMW), que também fabrica o Wuling Mini EV, um modelo elétrico mais barato.
Agora, porém, dois meses depois, podemos entender melhor do que se trata o simpático SUV de pequeno porte, cortesia de uma análise em vídeo publicada pelo Wheelsboy em seu canal no YouTube, que você pode assistir abaixo (em inglês):
O crítico menciona o fato de que o nível de acabamento superior é equipado com um Sistema Avançado de Assistência à Condução (ADAS) desenvolvido pelo fabricante de drones DJI e que funciona muito bem.
Outro ponto positivo é o perfil divertido do Yep, reforçado pela adorável aparência externa que nos lembra um Suzuki Samurai de brinquedo. Mas, infelizmente, é aí que os pontos positivos terminam, pois, como o apresentador aponta, há alternativas no mercado chinês que são mais baratas e mais confortáveis.
Por exemplo, apesar de ser comercializado como uma espécie de SUV urbano, o Baojun Yep nem sequer tem tração nas quatro rodas ou uma altura de rodagem particularmente alta, nem proteção na parte inferior da carroceria que tornaria a vida menos estressante para os motoristas quando saíssem do asfalto.
Além disso, quando o motor de 50 kW (67 cv), a bateria de 28,1 kWh e a velocidade máxima de 100 quilômetros por hora são levados em consideração, fica claro que o EV chinês é estritamente um modelo destinado apenas para o uso na cidade, onde seu porte pequeno e posição de dirigir relativamente alta podem fazer maravilhas para a experiência de condução.
De acordo com a empresa apoiada pela GM, o conjunto de baterias fornecido pela Guangxi Ningfu tem uma densidade de 130 Wh/kg e permite uma autonomia de até 303 km, pelo ciclo chinês. Quanto ao carregamento, ele vai de 30 a 80% do estado de carga em 35 minutos.
Medindo apenas 3.381 mm de comprimento, 1.685 mm de largura e 1.721 mm de altura, o Yep tem alguns outros recursos interessantes, como aquecimento e refrigeração para bebidas, bem como uma tela externa na tampa traseira semelhante a um smartwatch que pode mostrar imagens e texto para outros usuários na rua.
Com proposta urbana, visual interessante e boa oferta de tecnologia considerando seu preço e segmento, será que este jipinho elétrico seria uma boa opção para o Brasil? Deixe seu comentário.
Fonte: Wheelsboy (YouTube)
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