Kombi elétrica autônoma inicia testes com passageiros em vias públicas
Motoristas humanos supervisores estarão dentro dos veículos de Nível 4 em todos os momentos durante a fase de teste
A Kombi elétrica terá muitas versões e aplicações e uma delas é a condução autônoma. Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV) em breve começará a oferecer passeios de teste para passageiros na Europa usando protótipos de condução autônoma baseados na van elétrica ID. Buzz.
Operada pelo provedor de caronas compartilhadas MOIA, uma subsidiária do Grupo Volkswagen, a frota atual de protótipos de condução autônoma apresenta a mesma tecnologia AD usada nos protótipos ID. Buzz que estão sendo testados atualmente na América do Norte.
A VWCV realizará testes em vias públicas e no local de testes em Munique, na Alemanha, para estudar o maior número possível de cenários de tráfego. O carro autônomo Volkswagen ID. Buzz AD (Condução Autônoma), que dirige sozinho, estará nas ruas pela primeira vez nas próximas semanas, oferecendo caronas a políticos, autoridades públicas, empresários e representantes da mídia.
Com isso, eles terão uma ideia dos recursos de controle do veículo como parte de um programa de testes que também foi lançado paralelamente em Austin, Texas.
Galeria: Volkswagen ID. Buzz - protótipos autônomos
A Volkswagen diz que o processo de desenvolvimento do veículo autônomo está focado no uso comercial do veículo em centros urbanos na Europa e na América do Norte, tanto para esquemas de compartilhamento de carona quanto para serviços de transporte.
"Expandir nosso programa de veículos autônomos para a América do Norte é o próximo passo em nosso roteiro estratégico global e o resultado de um investimento de longo prazo. Isso nos ajudará a testar, validar e refinar a tecnologia também nas estradas americanas." Christian Senger, membro do Conselho de Administração responsável pelo desenvolvimento da direção autônoma na Volkswagen Commercial Vehicles.
Os veículos totalmente elétricos ID. Buzz são equipados com um sistema de direção autônoma da empresa de tecnologia Mobileye. Cada um dos veículos, que são classificados como veículos de Nível 4 de acordo com o padrão SAE, é equipado com câmeras, radar e tecnologia lidar.
A frota de teste será usada para coletar dados sobre quilômetros percorridos em uma variedade de cenários de direção. O Volkswagen ID. Buzz AD oferece espaço para quatro passageiros e pode ser produzido em grandes quantidades quando estiver pronto para a produção em série. Durante a fase de testes, todos os veículos terão motoristas humanos supervisionando o tempo todo.
É interessante notar que a montadora tem estratégias diferentes para sua van elétrica autônoma na América do Norte e na Europa. Enquanto na Alemanha a MOIA será a primeira a usar o ID. Buzz AD, nos EUA, a Volkswagen não operará serviços de direção autônoma no futuro, deixando isso para empresas externas do setor de mobilidade e transporte.
Fonte: Volkswagen Commercial Vehicles
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW ID.Buzz é vendida por R$ 800 mil em importação independente
Sistema de troca de baterias da NIO tem planos de expansão global
Avaliação VW ID.Buzz: A faca, queijo, prato e tudo mais nas mãos
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA
Volkswagen ID.Buzz GTX: versão de 340 cv é a Kombi mais potente da história
Teste Chevrolet Blazer EV: Elétrico de vanguarda ofuscado pelo preço
Kombi elétrica de 1972 é avó da VW ID.Buzz e tinha troca até de bateria