GM promete acelerar produção de veículos elétricos no 2º semestre
Montadora quer dar impulso aos modelos GMC Hummer e Cadillac Lyric, que tiveram baixos volumes até o momento
A GM tem um plano ambicioso para acelerar a produção e as vendas de carros elétricos globalmente. No entanto, durante o primeiro semestre os números de entregas não foram tão favoráveis nos Estados Unidos.
Mas agora, a montadora norte-americana quer recuperar o tempo perdido e aumentar sensivelmente a produção de veículos elétricos neste segundo semestre. Uma matéria do Detroit Free Press relata que a GM está se preparando para isso com a ampliação da capacidade de produção de baterias, entre outras medidas.
O presidente norte-americano da empresa, Rory Harvey, falou sobre esse tema durante um apresentação recente da marca e admitiu uma progressão mais lenta na fabricação dos modelos Cadillac Lyriq e o GMC Hummer EV, apontando para um único problema de fornecimento que tem a ver com a disponibilidade do módulo de bateria, ainda que fontes tenham dito se tratar também de outras causas.
Ambos os veículos são baseados na nova plataforma Ultium, que é dedicada para veículos elétricos e foi desenvolvida internamente pela GM. Os modelos são equipados baterias provenientes da Ultium Cells LLC em Ohio, que é uma joint venture com a LG Energy Solution.
"Tivemos problemas de fornecimento – qualquer coisa na cadeia de suprimentos – poderia ser as unidades de propulsão, qualquer coisa... você recebe uma peça e, de repente, é uma outra que é necessária", disse a fonte ao Detroit Free Press.
Além da questão do fornecimento de baterias, a logística também se apresenta como um grande desafio para a GM nos Estados Unidos. Tanto a CEO da GM, Mary Barra, quanto o vice-presidente Scott Bell afirmam que este ainda é o maior desafio para a montadora:
Na verdade, há um problema nos Estados Unidos que esta afetando toda a indústria automotiva, não só a GM, como as grandes montadoras instaladas no país. Trata-se da escassez de vagões ferroviários, o que tem feito os pátios ficarem lotados de veículos à espera de serem encaminhados para as concessionárias.
Desafios à parte, Rory aposta em uma rápida recuperação da capacidade de produção e forte aumento do volume mês a mês neste segundo semestre.
"Todos os veículos da edição de estreia lá estão todos prontos. Se você olhar para o nosso volume de vendas no mês passado e no mês anterior, eles continuam a aumentar. Este mês vão continuar a aumentar. Então, temos um momento bom e positivo agora."
Mas longe dos Estados Unidos, aqui no Brasil, onde a GM depende menos de grandes volumes, ao menos por enquanto, a marca Chevrolet se concentra na venda do recém-lançado Bolt EUV e trabalha nos testes de adaptação e homologação para os modelos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV, ambos com lançamento previsto para 2024.
Fonte: Detroit Free Pass
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Novo chassi para EVs: teste de impacto a 120 km/h e 1.000 km de alcance
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Ford alerta: "sociedade ainda não está pronta para carros elétricos"
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Veja os problemas comuns em carros elétricos com mais de 10 anos