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Renault Kangoo E-Tech chegará no fim do ano e já teve o alcance divulgado

Furgão elétrico já consta na tabela do Inmetro com autonomia homologada de 148 km

renault kangoo eletrico (2)

O novo Renault Kangoo E-Tech está em pré-venda no Brasil e será lançado até o fim do ano. Sucessor do Kangoo Z.E, o furgão elétrico de nova geração já teve os dados de autonomia e eficiência revelados pela tabela do Inmetro, no âmbito do PBEV. 

A Renault ainda não deu detalhes sobre versões e equipamentos, mas adiantou que o Kangoo E-Tech destinado ao Brasil será o modelo equipado com um motor elétrico de 120 cv e uma bateria com 45 kWh de capacidade.

Disponível em duas versões de comprimento, o novo Renault Kangoo E-Tech terá um volume de carga de até 3,3 - 3,9 m3 na versão menor, enquanto que no modelo mais longo esse número irá de 4,2 a 4,9 m3.

  • curto: volume de armazenamento até 3,9 m3; 600 kg de carga útil
  • longo: volume de armazenamento até 4,9 m3; 800 kg de carga útil
Novo Renault Kangoo E-Tech Electric - painel

Autonomia

O novo Renault Kangoo E-Tech possui uma bateria de 45 kWh (capacidade útil), suficiente para uma autonomia de 148 km com uma carga pela homologação do Inmetro (nas duas variantes de tamanho), números que na prática devem ser um pouco superiores - como referência, pelo ciclo WLTP o alcance é de 300 km. 

Também vale lembrar que o antecessor Renault Kangoo Z.E. é equipado com uma bateria de apenas 33 kWh, então o Kangoo E-Tech traz um ganho importante em capacidade, sem contar que os pacotes ficam sob o assoalho, não comprometendo a capacidade e a área de carga.

Outra vantagem é maior potência (90 kW / 120 cv) e torque (25 kgfm) do motor elétrico, um ganho expressivo sobre os 44 kW (60 cv) e 23 kgfm do Kangoo atual. O furgão elétrico possui ao todo seis modos de condução, incluindo três configurações de frenagem regenerativa.

renault kangoo eletrico (4) - perfil

Carregamento

Em termos de carregamento, a Renault oferece três opções: padrão de 11 kW com carregador trifásico ou uma versão opcional de 22 kW. Há também uma opção de carregamento DC (entrada CCS2) com uma taxa máxima de 80 kW. De acordo com a Renault, o carregamento é suficiente para recuperar 170 km de alcance (WLTP) em 30 minutos - 56% da capacidade da bateria.

Entre as principais características estão:

  • 'Open Sesame by Renault' - a abertura lateral mais ampla do mercado de 1,45m
  • Galeria interior retrátil 'Easy Inside Rack'
  • Sistema multimídia 'Renault Easy Link' com tela de 8 polegadas
  • Cartão-chave mãos-livres
  • Freio de estacionamento automático
  • Três assentos dianteiros com a opção do assento central dobrável que se transforma em um escritório móvel
  • quase 60 litros de armazenamento na cabine, incluindo a gaveta 'Renault Easy Life'
  • a última geração ADAS, incluindo Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, função Rodovia e Trafic Companion que marca o primeiro passo para a condução autônoma

Galeria: Renault Kangoo E-Tech (BR)

Assim como o modelo atual, o novo Renault Kangoo E-Tech será produzido na fábrica da Renault em Maubeuge, na França. E como dissemos no início, a Renault já iniciou a pré-venda da van elétrico, mas ainda não detalhou preços e versões - as entregas começam até o final de 2023 - o Kangoo Z.E atual custa R$ 209.990.