Este é novo BYD Seal U, um SUV elétrico que chegará ao mercado internacional a partir de setembro. Começando pela Europa, o novo modelo da BYD é uma espécie de anti-Tesla Model Y e será apresentado no Salão de Munique - na China, o modelo foi lançado como Song Plus -, com início de vendas previsto para o final de 2023.
Trata-se do sexto modelo da BYD no Velho Continente e tem posicionamento acima do BYD Yuan Plus - o sobrenome "U" refere-se à palavra Utility.
O novo BYD Seal U mede 4.78 metros de comprimento, 1.89 metro de largura e 1.66 metro de altura, com entre-eixos de 2.76 metros. O porta-malas tem capacidade para 570 litros, e para não se sobrepor ao Tang, só será oferecido com uma configuração de cinco lugares e duas fileiras de assentos.
O novo SUV elétrico compartilha a linguagem de design chamada Marine Aesthetics. Seus faróis são semelhantes ao BYD Seal, o sedã elétrico recém-lançado pela marca e que acaba de ser apresentado no Brasil.
Além disso, o para-choque dianteiro do Seal U EV ficou mais esportivo com as grandes entradas de ar. Já as lanternas são maiores, sendo interligadas por faixa de LEDs. Ele também possui duas saídas de ar no para-choque traseiro.
No entanto, isso é um pouco confuso porque o Seal U, na prática com Song Plus atualizado, faz parte da série Dynasty, enquanto o Seal pertence à linha Ocean. Parece que as fronteiras entre essas linhas de design estão sendo eliminadas com os novos lançamentos da marca.
Por dentro, o Seal U se destaca pela já conhecida tela giratória flutuante de 15,6 polegadas, painel de instrumentos em LCD, volante de três raios e seletor de marchas retrátil. Mas há uma mudança perceptível, o acabamento em tom preto, enquanto a versão chinesa tem apenas esquema de cores Cinza-Azul.
Baseado na e-platform 3.0, o Seal U tem duas opções de propulsão, uma com 204 cv de potência e alimentada por uma bateria LFP de 71 kWh para 420 km de autonomia e a segunda com 218 cv e 87 kWh, para 500 km de autonomia - a aceleração de 0 a 100 km/h é 9,6 e 9,3 segundos, respectivamente, com velocidade máxima de 175 km/h em ambos os casos.
O BYD Seal U fará sua estreia para o público europeu no Salão de Munique em setembro deste ano com preço estimado de 45.000 euros. A chegada aos demais mercados externos deve acontecer a partir de 2024 - ainda não há uma palavra sobre o seu lançamento no Brasil, algo que saberemos com detalhes mais adiante, após a estreia na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Electric Days: BYD reforça fábrica com Dolphin e Shark nacionais