BYD Seal U: SUV elétrico anti-Tesla e VW fará estreia internacional
Apresentação será em setembro no Salão de Munique, com início de vendas até o fim do ano
Este é novo BYD Seal U, um SUV elétrico que chegará ao mercado internacional a partir de setembro. Começando pela Europa, o novo modelo da BYD é uma espécie de anti-Tesla Model Y e será apresentado no Salão de Munique - na China, o modelo foi lançado como Song Plus -, com início de vendas previsto para o final de 2023.
Trata-se do sexto modelo da BYD no Velho Continente e tem posicionamento acima do BYD Yuan Plus - o sobrenome "U" refere-se à palavra Utility.
O novo BYD Seal U mede 4.78 metros de comprimento, 1.89 metro de largura e 1.66 metro de altura, com entre-eixos de 2.76 metros. O porta-malas tem capacidade para 570 litros, e para não se sobrepor ao Tang, só será oferecido com uma configuração de cinco lugares e duas fileiras de assentos.
O novo SUV elétrico compartilha a linguagem de design chamada Marine Aesthetics. Seus faróis são semelhantes ao BYD Seal, o sedã elétrico recém-lançado pela marca e que acaba de ser apresentado no Brasil.
Além disso, o para-choque dianteiro do Seal U EV ficou mais esportivo com as grandes entradas de ar. Já as lanternas são maiores, sendo interligadas por faixa de LEDs. Ele também possui duas saídas de ar no para-choque traseiro.
No entanto, isso é um pouco confuso porque o Seal U, na prática com Song Plus atualizado, faz parte da série Dynasty, enquanto o Seal pertence à linha Ocean. Parece que as fronteiras entre essas linhas de design estão sendo eliminadas com os novos lançamentos da marca.
Galeria: BYD Seal U - SUV elétrico chega à Europa
Por dentro, o Seal U se destaca pela já conhecida tela giratória flutuante de 15,6 polegadas, painel de instrumentos em LCD, volante de três raios e seletor de marchas retrátil. Mas há uma mudança perceptível, o acabamento em tom preto, enquanto a versão chinesa tem apenas esquema de cores Cinza-Azul.
Baseado na e-platform 3.0, o Seal U tem duas opções de propulsão, uma com 204 cv de potência e alimentada por uma bateria LFP de 71 kWh para 420 km de autonomia e a segunda com 218 cv e 87 kWh, para 500 km de autonomia - a aceleração de 0 a 100 km/h é 9,6 e 9,3 segundos, respectivamente, com velocidade máxima de 175 km/h em ambos os casos.
O BYD Seal U fará sua estreia para o público europeu no Salão de Munique em setembro deste ano com preço estimado de 45.000 euros. A chegada aos demais mercados externos deve acontecer a partir de 2024 - ainda não há uma palavra sobre o seu lançamento no Brasil, algo que saberemos com detalhes mais adiante, após a estreia na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
BYD terá Autopilot em toda a linha em 2025, do Dolphin Mini ao U8
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
BYD mantém cronograma para iniciar produção em Camaçari em 2025