O mais novo carro elétrico da BYD já aparece nos registros de patentes no Brasil. Trata-se do sedã elétrico BYD Seal, que foi apresentado oficialmente neste mês e é a grande aposta da montadora chinesa para se expandir globalmente.

Parte da nova família de carros elétricos batizada Ocean, o BYD Seal foi antecipado pelo conceito Ocean-X e mede 4.980 mm de comprimento, 1.910 de largura, 1.495 mm de altura e 2.920 mm de distância entre-eixos - o peso ficará entre 1.885 kg e 2.150 kg de acordo com a configuração e versão. 

Galeria: BYD Seal - Registro no Brasil

Este sedã elétrico é baseado na nova plataforma elétrica e-platform 3.0, desenvolvida pela própria BYD, e conta com as baterias de lâmina (Blade) com composição LFP e montagem estrutural, onde as células moldam o assoalho do veículo, permitindo assim um estrutura ainda mais rígida. 

Enquanto mantém alguns elementos vistos no conceito Ocean-X, como a dianteira que já traz a nova identidade visual da marca, o BYD Seal em sua versão definitiva aposta em um design de linhas mais arredondadas, um pouco em oposição ao estilo de modelos maiores, como o BYD Han, mais angular.

BYD Seal
BYD Seal

Em termos de mercado, o sedã elétrico da BYD já está à venda na China em quatro versões, sendo 3 opções diferentes de motorização e dois pacotes de baterias. A autonomia varia de 550 a 700 km, mas pelo ciclo chinês CLTC, mais otimista que o WLTP. 

  Potência Bateria / Autonomia
(ciclo CLTC)
Tempo de recarga - (80%) Preço
Standard Range Elite 150 kW, RWD 61 kWh / 550 km 110 kW / < 30 min 209.800 yuan
Standard Range Premium 150 kW, RWD 61 kWh / 550 km 110 kW / < 30 min 222.800 yuan
Long Range 230 kW, RWD 83 kWh / 700 km 150 kW / < 30 min 259.800 yuan
Performance 390 kW, AWD 83 kWh / 650 km 150 kW / < 30 min 286.800 yuan

Conforme os dados do quadro, os preços para o Seal no mercado chinês ficam entre 209.800 e 286.800 yuan, o equivalente a R$ 159.000 e R$ 217.000 em uma conversão direta.

BYD Seal

A produção em série do carro elétrico ocorre desde junho na fábrica da BYD em Changzhou (cerca de 100 km de Xangai) com a meta de 15.000 unidades por mês. Sucesso absoluto, o Seal está em pré-venda desde maio e já recebeu mais de 100 mil pedidos, um recorde para a marca.  

Além de ser um rival para o Tesla Model 3, o BYD Seal é um modelo muito importante para as pretensões internacionais da marca chinesa. Ele já está confirmado para mercados como Japão, Alemanha, Suécia e Israel, entre outros países.

No Brasil, apesar do registro de patentes, ainda não há nenhuma confirmação de lançamento por aqui, segundo apuramos junto à assessoria da BYD. No entanto, eles afirmam que estão avaliando constantemente as possibilidades para o mercado, então novidades podem surgir em breve, uma vez que a marca chinesa tem adotado uma estratégia agressiva de lançamentos por aqui.