As montadoras alemãs divulgam planos ambiciosos com muitos lançamentos de carros elétricos, mas ainda estão muito longe de alcançar a Tesla. Isso porque a marca norte-americana está produzindo o best-seller Model Y na Alemanha, além de importá-lo junto com o Model 3 da China.
Ao longo do primeiro semestre de 2023, a Tesla entregou o recorde de quase 900.000 veículos elétricos. Enquanto isso, os grupos automotivos BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen somados não alcançaram esses números.
De acordo com o Autoblog, o principal problema para os fabricantes de automóveis da velha guarda é o software. Todas essas marcas estão tentando aumentar a produção e as vendas de carros elétricos, mas esbarram nesse ponto.
Enquanto isso, a Tesla continua aumentando a produção e baixando os preços. As vendas da fabricante de veículos elétricos dos EUA aumentaram significativamente em junho, o que tornou a liderança da Tesla sobre os grupos automotivos ainda maior. O analista de mercado automotivo Matthias Schmidt compartilhou:
"A Tesla ainda está quilômetros à frente das montadoras alemãs em todos os principais mercados. Elas estão sendo pressionadas a aumentar os volumes para alcançar o tipo de economia de escala necessária para tornar os veículos elétricos lucrativos."
As montadoras alemãs provaram seu valor durante anos, mas a transição para veículos elétricos está acontecendo. Sem mencionar que essas empresas também estão perdendo terreno na China, o maior mercado automotivo e de veículos elétricos do planeta.
A BYD se tornou uma força motriz ao lado da Tesla quando se trata de veículos elétricos e da China. A montadora chinesa tem superado a Volkswagen, o que é motivo de preocupação entre as marcas do grupo que fabricam veículos elétricos para o mercado chinês.
As montadoras alemãs ainda estão buscando conseguir lucros com suas vendas de carros a combustão e novos modelos. A Tesla não lança um novo modelo no mercado desde 2020, mas parece que talvez não precise se apressar tanto. É provável que ela traga uma versão atualizada do Model 3 para o mercado em breve.
À medida que essas marcas alemãs lançarem uma nova geração de veículos elétricos no mercado, a concorrência pode mudar. Michael Dean, analista da Bloomberg Intelligence, concluiu:
"As plataformas de EV de próxima geração dos alemães podem mudar as coisas. É quando você verá um grande impulso deles, também na China."
Resta esperar e ver como será o desempenho dos novos lançamentos de veículos elétricos das montadoras alemãs, sobretudo entre os de valor mais baixo, missão que ficará principalmente a cargo da Volkswagen, que já trabalha em dois modelos posicionados abaixo do ID.3 e que devem ampliar o público de elétricos da marca.
Fonte: Bloomberg via Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Tesla Cybercab é revelado de forma oficial: veja fotos e detalhes
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia