A Volkswagen está enfrentando cada vez mais problemas por conta da queda na demanda por seus carros elétricos. Primeiro na China, e agora também na Alemanha, sua terra natal, onde as vendas estão abaixo das metas anuais estipuladas, segundo a imprensa local.
Uma reportagem recente do site alemão Handelsblatt, que cita como fonte um revendedor local da VW, informa que os pedidos de pessoas físicas seguem em queda, o que está afetando todos os modelos da linha elétrica: ID.3, ID.4, ID.5 e ID.Buzz.
Na verdade, a própria Volkswagen já reconhece publicamente o problema de queda nas vendas de carros elétricos. Um porta-voz da marca confirmou a situação:
"assim como outros fabricantes de automóveis, há uma relutância geral em comprar carros elétricos".
A matéria aborda algumas questões que podem estar por trás da queda nas vendas da montadora alemã. Entre elas, a redução dos incentivos em alguns mercados europeus, inflação ainda alta na Zona do Euro e preços.
No entanto, o maior golpe contra a montadora alemã (e também outras marcas) é a Tesla e sua guerra de preços em diversos mercados, inclusive na própria Alemanha, onde a empresa de Elon Musk está consolidando uma giga-fábrica para a produção do Tesla Model Y. Nesse ponto, os executivos da VW disseram à publicação:
"A redução de preços da Tesla é um golpe fatal para a empresa"
E falando em números, a Volkswagen já produziu 97.000 unidades de veículos elétricos da linha ID. nas fábricas de Zwickau, Dresden e Hanover desde o começo do ano, mas emplacou apenas 73 mil. No mesmo período, a Tesla já vendeu mais de 100.000 unidades na região.
Prova disso é que há alguns dias foi relatado que uma seção da fábrica da Volkswagen em Emden permanecerá fechada por seis semanas. Os trabalhadores das linhas de produção de veículos elétricos terão uma pausa prolongada de um mês no verão europeu, e um turno será cancelado por duas semanas.
Manfred Wulff, chefe do conselho de trabalhadores da fábrica de Emden, disse à Agência de Imprensa Alemã e ao Nordwest Zeitung (jornal do noroeste) que também haverá uma redução no número de trabalhadores da fábrica. 300 dos 1.500 trabalhadores temporários não terão seus contratos renovados em agosto de 2023.
Com a proposta de se transformar em uma montadora de carros elétricos na próxima década, a Volkswagen mantém seus investimentos para aumentar a participação dos modelos de emissão zero nos principais mercados globais.
No entanto, para o Brasil a montadora alemã terá uma estratégia diferente, ainda apoiada em veículos flex e mais adiante com carros híbridos (ainda não está claro se híbrido total ou híbrido-leve), deixando uma ofensiva mais forte de carros elétricos num horizonte distante para o nosso mercado.
Apesar disso, a marca anunciou a estreia de dois veículos elétricos no país: o Volkswagen ID.4 e o ID. Buzz, também chamada de Kombi elétrica e com inspiração na sua emblemática antepassada - ambos os modelos serão vendidos exclusivamente por assinatura, com um lote de apenas 70 unidades no caso do ID. Buzz destinados ao nosso mercado.
Fonte: Handelsblatt
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