O primeiro carro elétrico da Volkswagen finalmente desembarca no Brasil. O VW ID.4 começa a ser oferecido no país e, como confirmado anteriormente pela própria marca em sua página no Instagram, está disponível somente por assinatura através do programa Sign&Drive da fabricante. Chegou na versão intermediária Pro Performance, em um plano único por R$ 9.990 mensais durante 24 meses.

O Volkswagen ID.4 estava no Brasil há um tempo para testes, junto com o hatch ID.3 e a ID.Buzz, enquanto a marca estudava se seria viável vender por aqui. A fabricante acabou optando por trazendo o SUV junto com a sucessora da Kombi, deixando de lado o hatchback. A estratégia escolhida foi de oferecer os dois modelos elétricos somente por assinatura, com o ID.4 chegando primeiro, enquanto a sucessora da Kombi iniciará a oferta nacional nos próximos meses.

Não será nada barato alugar o ID.4. Conta com apenas uma opção de plano, de 24 meses e franquia de 1.000 km mensais, por R$ 9.990. O contrato inclui manutenção, seguro, documentação, assistência 24 horas, rastreador, gestão de multas e carro reserva. Pode vir na cor cinza ou azul. A única opção de acessório é blindagem III-A, o que eleva o custo mensal para R$ 13.879. E, se você não tiver um carregador, a Volkswagen fez uma parceria com a GreenV para alugar um Wallbox de 7,4 kWh, disponível para compra por R$ 7.649 ou aluguel em 24x de R$ 599.

Na versão Pro Performance, o ID.4 vem equipado com faróis e lanternas full-LED; bancos com ajuste elétrico, aquecimento e massagem; painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas; central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio; ar-condicionado de três zonas; sete airbags; controle de cruzeiro adaptativo; câmera 360°; iluminação interna em LED; teto panorâmico e mais.

Nesta configuração, utiliza um motor elétrico no eixo traseiro de 204 cv e 31,6 kgfm. As baterias são de 77 kW, que na Europa entrega uma autonomia de 526 km pelo padrão WLTP. Até o momento, a Volkswagen não confirmou qual é o alcance seguindo o ciclo PBEV estabelecido pelo Inmetro. Considerando que costuma ser 30% a menos do que o WLTP, deve ter uma autonomia declarada de 368 km.