Enquanto o lançamento não acontece, a Volkswagen segue demonstrando as capacidades do ID.4 no Brasil. Após a apresentação para a imprensa, test drives e aparições em feiras e eventos, o SUV elétrico fez uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro sem parar para recarregar.

Para demonstrar a eficiência e a autonomia do veículo elétrico, um VW ID.4 First Edition Max Azul, equipado com uma bateria de 77 kWh (a de maior capacidade na linha) e motor elétrico com 204 cv de potência, a equipe de engenharia da montadora saiu da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) com destino a capital do Rio de Janeiro. 

Dirigido por André Drigo, Gerente Executivo do Desenvolvimento do Produto, o SUV elétrico tinha como destino final o Pier Mauá, no Porto Maravilha, centro do Rio de Janeiro. Na chegada, o painel de instrumentos digital marcava 131 km de autonomia e 18% de carga, o que significa que ele ainda passaria da capacidade prevista, de 522 km (WLTP).

Galeria: Volkswagen ID.4 (Viagem SP - RJ)

Segundo o comunicado, as condições de condução na viagem simularam um uso normal e o ID.4 rodou com os sistemas de entretenimento, DRL e ar-condicionado ativos durante o percurso, assim como os sistemas de assistência de condução, incluindo o controle adaptativo de cruzeiro (ACC).

Nesta versão, o ID.4 possui ainda itens como  frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, o sistema de manutenção de faixa, o detector de fadiga do motorista, o detector de ponto cego, além do Head up Display com realidade aumentada.

O sistema multimídia com tela de 12" exibia a rota até à Cidade Maravilhosa, utilizando espelhamento do celular, enquanto o ar-condicionado funcionava com a temperatura nos 22 graus. O modo de condução escolhido foi o Conforto – que aliada à suspensão adaptativa, promove mais maciez nas suspensões e melhor dirigibilidade -, e em D (Drive).

“O interessante é que os sistemas de assistência realmente nos ajudam a conduzir o veículo de uma forma muito mais tranquila. O cansaço corporal sentido pelo motorista é praticamente eliminado. Os bancos também são muito confortáveis e a gente tem um contato visual com o trânsito de uma maneira diferente da habitual”, explica André Drigo.

Volkswagen ID.4 - São Paulo Boat Show

SP ao RJ sem recarga

O ID.4 saiu da fábrica da Anchieta por volta das 6h da manhã com temperatura de 17 graus e circulou com o motorista e mais um passageiro durante os 456 km - velocidade média foi de 65 km/h.

O SUV elétrico ainda conseguiu uma regeneração de 2% de carga no trecho da Serra das Araras, o que rendeu 28 km extras de autonomia total. Na chegada ao Rio, os termômetros apontavam 30 graus.

Eleito o carro do ano World Car of The Year 2021, decidido por um júri de mais de 90 jornalistas internacionais especializados em automóveis de 24 países, o ID.4 foi apresentado no Brasil no ano passado e tem sido apresentado a diversos públicos em feiras e eventos pelo país - acreditamos que o lançamento deva ocorrer nos próximos meses. 

A próxima aparição pública do ID.4 será durante o Rock in Rio Brasil 2022, maior festival de música e entretenimento do mundo que tem patrocínio da Volkswagen. No local, também estará o ID. Buzz (Kombi elétrica), que vem ao Brasil pela primeira vez para testar a receptividade do público.