O Citroën Ami será comercializado no Brasil e em diversos mercados da América do Sul. Sucesso na Europa, o microcarro elétrico com foco no uso interno e para empresas foi confirmado pela Stellantis, que fez o anúncio oficial nesta quinta-feira (27).
E para anunciar a novidade, Antonio Filosa, Presidente da Stellantis para a América do Sul, e Vanessa Castanho, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul, rodaram a bordo de um Ami no Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG).
Antes de confirmar sua estreia por aqui, a Stellantis apresentou o quadriciclo elétrico como uma solução de mobilidade elétrica e inteligente em alguns eventos pelo país. Totalmente elétrico, o microcarro tem motor com 6 kW de potência e velocidade máxima limitada a 45 km/h.
Pequeno, o Ami mede apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura, e tem como características a estrutura tubular de aço, rodas de 14" e freios a disco na dianteira (tambores na traseira).
Pesando 485 kg, o microcarro possui uma pequena bateria de 5,5 kWh que garante autonomia de até 75 km pelo ciclo WLTP, sendo que sua recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V convencional em apenas 3 horas. O destaque é que seu cabo de recarga fica embutido no próprio carro, bastando conectá-lo em qualquer tomada.
Em termos de visual, chama a atenção o fato do modelo ser simétrico, ou seja, o microcarro tem uma dianteira que é igual a traseira, e o para-brisas (quase) igual a janela traseira - tudo isso fruto do projeto com foco na minimização de componentes.
Seguindo essa concepção, os para-choques dianteiro e traseiro são idênticos. Os faróis dianteiros e as lanternas têm a mesma forma e tamanho, apenas com a cor da iluminação diferenciada.
Mesmo as duas portas são feitas do mesmo molde, de modo que a porta do motorista se abre numa direção, articulada à coluna traseira, enquanto a porta do passageiro se abre da forma tradicional.
A Stellantis ainda não divulgou preços ou em quais modalidades o microcarro elétrico será oferecido no Brasil, o que acontecerá mais adiante, mas na Europa seu preço parte de 7.190 euros, mas com um bônus ecológico seu valor final é reduzido para 6.890 euros, o equivalente a R$ 37.000, embora os planos de assinatura sejam a aquisição mais comum (e acessível).
Fonte: Stellantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën Ami: microcarro elétrico é apresentado no Brasil pela 1ª vez
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Por que comprar? Citroën Ami, o microcarro que pode vir ao Brasil
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
Donos de elétricos serão convocados para ajudar em desastres na Austrália
Já andamos: Citroën e-C3, o elétrico que seria bom para o Brasil