A Volkswagen mira a China. Durante a apresentação dos resultados semestrais, o grupo explicou exatamente que no gigante asiático é onde mais pretende crescer. Quer se tornar a primeira fabricante internacional e entre as três maiores do mercado automotivo do mundo.

A montadora alemã também explicou que tentará atingir os objetivos firmando duas parcerias com fabricantes locais. Um, estratégico, ligará o grupo Wolfsburg à Xpeng, o outro, mais operacional, verá a Audi consolidar a relação existente com a FAW e a SAIC.

Na China para a China

As colaborações anunciadas durante o Capital Market Day, realizado em 27 de julho, servirão para expandir a gama de produtos atualmente à venda na China. O grupo alemão prestará especial atenção às tendências do mercado e tentará supervisionar com carros desenvolvidos internamente os nichos mais promissores, ou seja, com maiores margens ou maiores taxas de crescimento.

Audi A6 e-tron concept

Audi A6 e-tron concept

Nesse sentido, a Volkswagen batizou sua estratégia no país de "Na China para a China", justamente para ressaltar a atenção a uma linha de produtos expressamente pensada para aquele mercado.

Entre plataformas e baterias

A medida faz parte da reorganização mais ampla das plataformas, especialmente aquelas destinadas a modelos com emissão zero. Em particular, a alta administração da empresa declarou sua disposição de acelerar o desenvolvimento da plataforma SSP, que será usada em todo o grupo para a criação de carros de emissão zero de nova geração.

Mais a curto prazo, será também feito trabalho na introdução no mercado da plataforma PPE (destinada à Porsche e Audi), prevista para 2024, e para a plataforma MEB+, uma evolução do MEB existente, prevista para 2025.

Foto - Porsche Macan EV e PPE

Ao mesmo tempo, como anunciado no passado, a Volkswagen iniciará uma espécie de revolução em termos de baterias, com a PowerCo, empresa destinada justamente à produção de células e acumuladores, que começará a trabalhar em Células Unificadas, que trarão vantagens claras em termos de flexibilidade, desempenho e custos.

O papel central da Cariad

Em tudo isso, a Volkswagen também tentará acelerar o desenvolvimento de software com a Cariad, empresa dedicada a esse ramo da empresa, que tentará superar os problemas que teve até agora e se propor como fornecedora interna de software para todo o grupo.

Volkswagen ID.2All interno

A Cariad será responsável pela criação da nova plataforma digital na qual os veículos "orientados por software" podem ser projetados para oferecer serviços avançados compatíveis com a direção autônoma avançada. A Volkswagen disse que continua a fazer progressos na condução autônoma total e iniciou uma série de testes nesse sentido na América do Norte e na Europa.

Galeria: Volkswagen ID.2 all