A Mini já revelou muita coisa sobre a próxima geração do Mini Cooper, mas a estreia completa só chegará no final deste ano. Hoje, a fabricante britânica compartilha mais detalhes e fotos da cabine do hatch, onde novos truques serão implementados nos aspectos áudio e visual da tecnologia.
A Mini parece estar especialmente orgulhosa da tela OLED circular que fica no meio do painel e tem um diâmetro de 9,44". Ele diz que esta é a primeira tela da indústria deste tamanho a contar com tecnologia OLED e, mais importante, fará sua estreia nos modelos Mini de próxima geração usando o Mini Operating System 9. Esta é a versão mais recente do software de informação e entretenimento do BMW Group baseado em um software Android Open Source Project (AOSP).
A telona também abriga o novo sistema de navegação baseado em nuvem da Mini, que fornece planejamento de rota otimizado para carregamento para as versões elétricas do novo Mini Cooper. Mapas tridimensionais e uma visão de IA são algumas das novidades que o sistema de navegação recebe. A tela também fornece acesso aos chamados Mini Experience Modes – Core, Green e Go-Kart, cada um com seu próprio design de interface específico e efeitos adicionais de luz e som.
"Hey Mini" ativa o novo assistente de voz inteligente da empresa chamado Spike. Proporciona controle rápido e fácil através de comandos de voz de funções como navegação, telefonia, rádio e temperatura.
A conectividade 5G opcional garante que a nova interface possa ser atualizada rapidamente por meio de atualizações over-the-air, o que deve acontecer várias vezes ao ano. Por último, mas não menos importante, a conectividade de alta velocidade fornece acesso à Mini Connected Store, onde diferentes aplicativos podem ser baixados, incluindo jogos do AirConsole, aplicativos de streaming de vídeo, Spotify e outros.
Por falar na capacidade de áudio do novo Mini, a montadora promete "som inconfundível" para os modelos totalmente elétricos. Isso inclui novos sons de condução na cabine, um som diferente do exterior, jingles diferentes para os diferentes modos de experiência e 30 novos sinais sonoros com funções de informação e aviso.
"Estamos dando um grande salto para o mundo digital com a nova família Mini e, ao fazê-lo, ressaltando a herança carismática da marca. A icônica tela central da nova família Mini é redonda e será preenchida com conteúdo redondo pela primeira vez. Estou convencida de que o poder digital dos novos modelos vai encantar os clientes Mini em todo o mundo", diz Stefanie Wurst, chefe da marca Mini.
Vale lembrar que o novo Mini elétrico estará disponível como o Cooper E de entrada com um motor elétrico de 184 cv de potência no eixo dianteiro e uma bateria de 40,7 kWh para uma autonomia estimada de 300 km no ciclo de testes WLTP da Europa. Acima dele, o Cooper SE tem um motor elétrico de 215 cv um pouco mais potente e uma bateria maior de 54,2 kWh.
Fonte: Mini
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Mini Cooper SE elétrico: versão top chega ao Brasil por R$ 259.990
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mini John Cooper Works Electric mantém tradição sem combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mini Cooper JCW E: hot elétrico de 259 cv aparece em primeiras imagens