O novo Mini Countryman entrará em produção na fábrica do Grupo BMW em Leipzig, em novembro de 2023. Mas veremos a estreia do SUV elétrico compacto antes disso, mas ainda não totalmente. Para criar expectativa, a marca alemã lança novas imagens do veículo camuflado e revela mais alguns detalhes técnicos. 

O novo veículo elétrico estará disponível como o Countryman E de motor único, com 188 cv de potência. A outra opção será o SE ALL4 com tração nas quatro rodas de dois motores que produzem um total de 312 cv. Mais tarde, haverá uma variante de alto desempenho da John Cooper Works.

Novo MINI Countryman elétrico - teaser

Este teaser menciona apenas uma bateria. É uma bateria de 64,7 kWh que forneceria um alcance estimado de 280 milhas (450 quilômetros) pelo padrão WLTP. Anteriormente, a Mini indicou que o Countryman E teria uma bateria de 54 kWh, e o SE usa uma bateria de 64 kWh.

Em termos de tamanho, o novo Countryman é 13 centímetros mais longo do que o modelo atual para um total de 4.429 mm. A altura aumenta em quase 6,0 cm para 1.613 mm. O SUV compacto é montado sobre a plataforma FAAR, que também serve de base ao BMW iX1 EV. No interior, o poliéster reciclado de garrafas PET forma o painel, volante, painel e tapetes.

O novo Countryman não estará disponível apenas na versão elétrica. As fotos de flagras mostram testes de variantes alimentadas por motores a combustão. Estes modelos supostamente usam um 1.5 litro 3-cilindros e 2.0 litros 4-cilindros com assistência híbrida de 48 volts.

A marca Mini também está profundamente envolvido no desenvolvimento do Aceman elétrico 2025, um modelo com proposta diferenciada que será um pouco menor que o novo Countryman.

A novidade virá com o propulsor formado por um único motor de 178 cv, e usa uma bateria de 40 kWh fornecendo um alcance estimado de 300 km pelo ciclo de testes WLTP. A versão SE aumenta a potência para 218 cv, e uma bateria de 54 kWh aumenta a distância de condução com uma carga para 400 km. O Aceman chegará ao mercado disponível apenas na versão elétrica.

A Mini Cooper também tem powertrains elétricos a caminho. Faz parte da estratégia da Mini tornar-se uma marca totalmente elétrica até o final desta década.