A próxima geração do Mini Cooper SE elétrico será revelada no final deste ano, antes de chegar ao mercado em meados de 2024. Mas antes disso, a BMW Group divulgou mais algumas informações sobre o compacto elétrico, com destaque para os dados preliminares sobre alcance e motores.

No entanto, a BMW não divulgou um release oficial, mas se valeu da mídia britânica Autocar. A nova CEO da Mini, Stefanie Wurst, disse à publicação em um recente evento de pré-lançamento que o novo Mini Cooper de três portas formará a base para uma "revolução" de toda a linha da marca.

Vale lembrar que a nova linha Mini também contará com o inédito Mini Aceman, o primeiro modelo criado desde o zero como um veículo elétrico. 

A linha renovada da Mini também incluirá o crossover elétrico Aceman – o primeiro modelo totalmente elétrico do fabricante – e o novo SUV Mini Countryman, que terá pela primeira vez uma versão totalmente elétrica na linha. 

Programado para maio de 2024 e com produção na China pela joint venture Spotlight Automotive, entre o BMW Group e a Great Wall Motor, o novo Mini Cooper SE terá uma bitola mais larga, balanço dianteiro mais curto, distância entre eixos mais longa e rodas maiores. Essas mudanças devem fazer com que ele pareça mais equilibrado do que o modelo atual, enquanto o comprimento diminuirá um pouco, para 3,80 metros.

Outras novidades ficarão por contas das lanternas completamente redesenhadas, enquanto os faróis redondos permanecem. A fabricante diz que as inovações são uma homenagem ao primeiro Mini da BMW do ano 2000.

Tecnicamente falando, o destaque do novo Mini Cooper SE 2024 será a construção na nova plataforma Spotlight EV, co-desenvolvida com o parceiro chinês - e compartilhada com o Aceman a partir de 2025 - que oferecerá duas opções de baterias.

Mais autonomia

Haverá um modelo de entrada com bateria de 40 kWh e outra variante mais equipada com uma opção de 54 kWh - a autonomia será a partir de 380 km (WLTP). Para comparação, o modelo atual tem 32,6 kWh e pouco mais de 200 km de alcance pelo mesmo padrão, o que significa que poderemos ter versões topo de linha com mais de 400 km de alcance, praticamente o dobro do modelo atual.  

Diferentemente do modelo atual, agora serão duas opções de powertrain: um modelo de entrada com os mesmos 184 cv do Cooper SE atual e o mais equipado recebendo uma unidade de 218 cv, ambos com tração dianteira. 

Fonte: Autocar