A Renault está preparando uma verdadeira ofensiva de carros elétricos, que inclui o lançamento de um futuro SUV compacto com perfil urbano e visual que mescla elementos modernos e retrô chamado Renault 4 (4L) - uma receita similar a utilizada para o compacto Renault 5, que também será apresentado em breve.  

Anunciado em 2021, podemos definir o novo Renault 4 como uma reinterpretação moderna do Renault 4 (ou 4L) que a montadora francesa lançou na década de 1960.

Avançado um pouco no tempo, para outubro de 2022, a Renault aproveitou o Salão de Paris para mostrar o Renault 4ever Trophy, um protótipo que possui um exterior musculoso e detalhes modernos, sem deixar de lado os laços estilísticos com o 4, como o formato dos faróis e a grade falsa iluminada, bem como as lanternas verticais e as terceiras janelas laterais.

Galeria: Renault 4 Prototype - patentes

Essa não será a interpretação final para o utilitário elétrico, mas já podemos ter uma ideia de como ficará o visual com a projeção criado pelo ilustrador do Motor1.com

Baseado nos teasers já revelados e também no protótipo que nós vimos em Paris, a projeção empresta a carroceria principal e as dicas de estilo do conceito, embora com alguns recursos amenizados para o modelo de produção: rodas de menor diâmetro, retrovisores e maçanetas convencionais, um kit de carroceria mais discreto e a omissão do equipamento off-road do conceito, além do capô oco futurista que sacrifica a praticidade.

Entre as principais características do Renault 4, podemos destacar a generosa distância do solo, a ampla presença de revestimentos plásticos nos arcos das rodas e as grandes seções não pintadas nos para-choques lhe conferem uma postura mais aventureira.

Novo Renault 4, o render do Motor1.com

Elencando tudo isso, podemos dizer que é uma proposta semelhante a do Renault Duster, mas em termos de porte o 4 é menor e fica mais próximo de um Renault Stepway, por exemplo.

As especificações da versão de produção ainda são desconhecidas, mas o protótipo Renault 4ever Trophy tinha 4,16 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 1,90 metro de altura, com distância entre-eixos de 2,57 metros, medidas que o enquadram como um SUV elétrico compacto. 

O 4ever Trophy tinha bateria de 42 kWh suficiente para aproximadamente 402 quilômetros de alcance e que alimenta um motor elétrico dianteiro com 100 kW de potência (140 cv) suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. 

Estreia mundial - Renault 4ever Trophy

Estreia mundial - Renault 4ever Trophy

A Renault não deve demorar para apresentar o Renault 4 em sua versão de produção. Ele provavelmente será revelado ao mesmo tempo que o Renault 5 elétrico (ou pouco tempo depois), cuja produção foi confirmada para o final de 2023.

Assim como o Renault 5, o futuro SUV elétrico Renault 4 será baseado na nova plataforma CMF-BEV. A Renault diz que a arquitetura garantirá "o melhor desempenho em termos de alcance, acústica e comportamento na estrada, sem comprometer o design".

No caso do mercado europeu, esses dois modelos serão equivalentes elétricos para Clio e Captur, respectivamente, com o início de produção do SUV elétrico estimada para no máximo 2025.

Renault 4ever Trophy Concept

Segundo rumores, o modelo de produção do Renault 4 Prototype ou Concept poderia levar a designação "4Ever" que o fabricante francês já havia apresentado às autoridades há algum tempo. No entanto, nada esta confirmado de forma oficial. 

Essa abordagem de misturar elementos de design retrô e moderno será limitada aos modelos R5 e 4ever, diferenciando-os do resto da linha. É uma decisão semelhante à estratégia usada pela Ford para as nomenclaturas Mustang e Bronco, permitindo que os designers "contem histórias do passado".

Galeria: Renault 4ever Trophy (2022) - Salão de Paris

Vem ao Brasil?

Como o novo Renault 4 elétrico sequer foi lançado oficialmente na Europa, então ainda é cedo para traçar os planos para o Brasil. No entanto, em conversa com o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo no nosso podcast Electric Days, o executivo se mostrou animado com as possibilidades do modelo por atacar um segmento que os clientes querem cada vez mais, os SUVs.

Considerando o seu porte e proposta, poderíamos posicionar o futuro Renault 4 elétrico como um SUV compacto de entrada, já que ele é menor que um Duster ou Captur. E levando em conta a preferência quase unânime por SUVs, ele pode ter mais apelo comercial ajudando a ampliar a participação de mercado de elétricos da Renault por aqui. A conferir.