Dados falsos sobre autonomia? Esquema para "camuflar" reclamações? Três proprietários californianos de carros elétricos da Tesla acabam de processar a empresa norte-americana propondo uma ação coletiva por declarações falsas sobre a autonomia estimada dos carros.
A polêmica é consequência direta do fato de que, na semana passada, surgiu a notícia de que a Tesla teria criado uma equipe secreta em Las Vegas para convencer muitos clientes que reclamavam da baixa quilometragem de seus carros a não irem aos centros de serviço.
O que acontece com os quilômetros declarados?
Os três motoristas que foram ao tribunal da Califórnia explicaram que, em mais de uma ocasião, seus Teslas nem chegaram perto de percorrer as distâncias que a empresa alegou que poderiam ter coberto com uma única carga. E acrescentaram que tentaram resolver o problema recorrendo à empresa, sem sucesso.
É o caso de James Porter, proprietário de um Model Y, que disse que seu carro viu seu alcance reduzido em 182 milhas (293 km) durante um deslocamento, apesar de ter viajado apenas 92 milhas (148 km). De acordo com a acusação: "Se a Tesla tivesse declarado os valores reais de alcance, os compradores teriam comprado um carro elétrico diferente, ou teriam pago muito menos à Tesla".
Testes independentes confirmam hipóteses
O problema da autonomia da Tesla está na boca de todos. Além da questão da equipe secreta, que teria sido dissolvida, há também outras evidências de que os carros de Elon Musk e associados não percorrem as distâncias declaradas.
Um deles vem de um teste realizado com 4 SUVs elétricos, incluindo um Model Y, em diferentes condições de temperatura. Bom, é justamente o Model Y que possui os menores desvios entre os valores homologados e os reais.