Julho foi um mês recorde para as vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil. Acompanhando os bons resultados do mercado automotivo como um todo, os emplacamentos de veículos leves eletrificados atingiram 7.462 emplacamentos, o maior número já registrado pela série histórica da ABVE (Associação Brasileira dos Veículos Elétricos).
Trata-se de um aumento de 20% nas vendas na comparação com o mês de junho deste ano (6.225) e de expressivos 138% de crescimento quando comparamos com o mesmo mês do ano passado (3.136).
Desde janeiro de 2023 o mercado de veículos leves eletrificados no Brasil emplacou 39.701 unidades, um aumento de 68,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 25.536 veículos. Números que representam uma participação de mercado dos eletrificados de 3,5% do total em junho - contra 1,9% em julho do ano passado.
Segundo observa a ABVE, o crescimento contínuo e sustentado das vendas de eletrificados comprova a aceitação cada vez mais ampla desses veículos. Outro ponto de apoio para esse aumento é a oferta de eletrificados de mais de 200 modelos, sem contar a ampliação da infraestrutura de recarga no país com mais de 3.500 pontos de carregamento públicos e semi-públicos disponíveis atualmente.
Dentro do segmento de eletrificados, os modelos que vão na tomada (híbridos plug-in e elétricos) ganham cada vez mais espaço.
Com forte evolução sobre 2022, os PHEV emplacados chegaram a 2.627 unidades, um aumento de nada menos que 250% em relação a julho de 2022. Enquanto isso, os BEV (veículos 100% elétricos a bateria) totalizaram 950 emplacamentos em julho, com um aumento de 116% sobre julho de 2022.
Já os híbridos (HEV), que não possuem recarga externa, totalizaram 3.885 emplacamentos no mês passado, com um aumento de 54% na comparação com o julho de 2022.
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul