A BorgWarner, tradicional fornecedor automotivo global, anunciou a primeira parceria para fornecimento do módulo integrado (iDM) de veículos elétricos na China. O acordo firmado com a montadora Li Auto representa um passo importante nos negócios da empresa ao ampliar sua atuação no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
Conforme o anúncio, o BorgWarner irá fornecer à Li Auto o seu módulo de propulsão integrado avançado (iDM220) para os veículos elétricos da empresa. Trata-se do primeiro negócio com o iDM na China, que será instalado em duas das linhas de produção de modelos da Li Auto, incluindo o veículo elétrico L8 e L9 (REEV).
"Estamos muito satisfeitos em iniciar nossa primeira produção de iDM na China e ganhar esta oportunidade de expandir nossa parceria com a Li Auto", disse Dr. Stefan Demmerle, Presidente e Gerente Geral da BorgWarner PowerDrive Systems.
"O iDM220 da BorgWarner foi projetado para atender às necessidades de diversas adaptações de instalação, fornecendo uma arquitetura escalável e modular, e espera-se que alimente soluções de mobilidade inteligentes, eficientes e confiáveis para nossos clientes. Estamos ansiosos para ajudar a Li Auto a liberar suas futuras capacidades de sustentabilidade, contribuindo com soluções de eletrificação líderes do setor."
O iDM220 da BorgWarner é um módulo de acionamento elétrico altamente integrado operando a 400V que é capaz de fornecer mais de 200 kW (272 cv) de potência máxima e cerca de 4500 Nm de torque máximo de pico.
O módulo incorpora um motor elétrico que tem um estator compacto com um diâmetro externo de 220 mm, bem como uma caixa de engrenagens fora do eixo integrada e um inversor à base de silício de 400V, reduzindo significativamente o peso e o tamanho de todo o conjunto.
Todos os subsistemas usados no iDM fazem parte do portfólio de tecnologia da BorgWarner e estão disponíveis como um módulo totalmente integrado ou como soluções autônomas para os modelos New Energy Vehicles (NEV).
O iDM é produzido na fábrica da BorgWarner Wuhan, China, usando inversores da fábrica da BorgWarner Suzhou. Além disso, a fábrica da BorgWarner em Tianjin, também na China fornece indiretamente o motor de tração e o motor gerador para o eixo dianteiro para os modelos L7, L8 e L9 da Li Auto.
Ampliando sua presença global, a BorgWarner também está avançando com projetos voltados para a mobilidade elétrica no Brasil. Por aqui, a empresa instalou recentemente uma linha de montagem para baterias de ônibus e caminhões elétricos em Piracicaba, no interior de São Paulo.
Para o nosso mercado, a empresa enxerga que ônibus e comerciais leves devem puxar eletrificação: aumento de 400% na frota eletrificada até 2025 e representando 11% do total em 2030, o que é expressivo diante dos baixos números de participação atuais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde e supera Porsche Taycan em Nürburgring
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Tesla Model 2 está cancelado; então o carro elétrico barato é o Cybercab?