O Renault Kwid E-Tech já está à venda no Brasil há mais de um ano e nesse tempo o carro elétrico urbano já ganhou vários modelos baseados no mesmo projeto na China, como o Nano Box, uma versão um pouco mais refinada produzida pela Dongfeng que acaba de atravessar o oceano para desembarcar no vizinho Uruguai. 

Sucesso de vendas no pré-lançamento, o Nano Box se diferencia dos irmãos Dacia Spring e Renault Kwid E-Tech pela dianteira, que possui um conjunto ótico totalmente modificado, tendo a parte superior mais estreita e totalmente alinhada com grade frontal. Abaixo, o nicho dos faróis é mais elaborado que nos equivalentes europeu/brasileiro - aliás, a imprensa europeia adiantou que o próximo Dacia Spring 2024 herdará muito desse visual. 

Nano Box - carro eletrico popular China - nova versao (3)

Olhando para o interior, vemos uma cabine que se destaca pelo painel mais 'limpo' com duas telas (quadro de instrumentos e central multimídia), console central 'flutuante', acabamento diferenciado nas portas e um padrão de cores mais claro, com destaques em branco e azul. 

O motor elétrico do Nano Box é o mesmo do Dacia Spring: uma unidade de 33 kW (45 cv) e 12,7 kgfm de torque alimentada por uma bateria de 28,9 kWh. Como foi dito no início, a autonomia declarada é de 351 km pelo ciclo chinês (CLTC), um padrão menos rigoroso que o ciclo WLTP.

Galeria: Dongfeng Nano Box

Vale lembrar que o nosso Kwid E-Tech é mais potente: ele tem um motor elétrico de 48 kW (65 cv) com autonomia de 186 km pelo padrão do Inmetro (265 km WLTP). 

Importado da China, o Dongfeng Nano Box está sendo lançado no Uruguai por US$ 23.990 (sem incentivos), o equivalente a R$ 116.200 em uma conversão direta - para comparação, o Kwid E-Tech custa R$ 139.990 no Brasil. No país vizinho, o modelo irá encarar rivais como Changan E-Star, JAC e-S1 e Baic EC3 300.