A Eve Air Mobility, subsidiária brasileira da Embraer de mobilidade aérea urbana, e a DHL Supply Chain anunciaram recentemente a assinatura de um Memorando de Entendimento para iniciar estudos sobre as principais demandas e características da cadeia de suprimentos da operação da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve.
Além disso, outros aspectos envolvidos são os tipos de modais que serão utilizados para transporte, frequência e plano de entregas, parceiros logísticos necessários, potenciais locais para estoques avançados, requerimentos de infraestrutura física e tecnológica e planos de contingência.
“Estamos transformando a mobilidade aérea urbana, e isso também traz um desafio na área logística. A experiência da DHL nesta área no mercado aeronáutico e em dezenas de outras indústrias, somada à mentalidade de inovação de ambas as empresas, será vital para garantir a operação segura e ágil dos eVTOLs,” comentou Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frotas da Eve.
“Além de se tratar de uma logística de alta performance, temos como premissa reduzir o impacto ambiental da cadeia de suprimentos em linha com nossa proposta de oferecer produtos e serviços mais sustentáveis.”
“Estamos muito animados com esta oportunidade de participar da construção do futuro da mobilidade com a Eve Air Mobility. Iniciativas como essa fazem parte da nossa grande missão ESG, e estamos aportando todo nosso conhecimento e experiência, em favor de que este seja mais um grande projeto de sucesso desenvolvido pela indústria aérea brasileira, com benefícios para grandes cidades de todo mundo”, disse o Vice-presidente dos setores Automotivo, Tecnologia e Consumo da DHL Supply Chain, Maurício Almeida.
Esse estudo abrange distribuição contínua de partes e peças para reparos e manutenção. Outro ponto fundamental é a logística das baterias, fator chave neste modelo de negócios, na qual a DHL deverá aplicar sua experiência no manuseio de baterias de outras indústrias. Por fim, o abastecimento de suprimentos gerais para os vertiportos também será estudado pelas empresas.
Com o maior backlog da indústria de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) para até 2.850 aeronaves, a Eve segue com marcos importantes no desenvolvimento de seu eVTOL e de suas soluções ecléticas para o ecossistema deste mercado, que incluem um software eveairmobility.com único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM), uma rede abrangente de serviços e soluções de operações.
As primeiras entregas de eVTOLs e entrada em serviço estão programadas para 2026.
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