É um avião? É um OVNI? Não, é o iUFO, um protótipo eVTOL totalmente funcional. Desenvolvido após três anos de trabalho e investigação pela Universidade de Beihang e pela Universidade Politécnica do Noroeste, o disco voador está certamente entre os veículos de pouso e decolagem vertical mais estranhos do mundo.

Por enquanto, é apenas um conceito para eventos promocionais, mas a sua tecnologia foi patenteada, o que significa que, mais cedo ou mais tarde, poderemos ver uma empresa a dar vida a um OVNI de "produção".

Efeito Uau

O protótipo pode acomodar uma única pessoa e caracteriza-se por 12 hélices dispostas à volta do "cockpit". A distribuição do peso e o design do próprio eVTOL foram concebidos para otimizar a segurança e a estabilidade, enquanto a "parte inferior da carroceria" e os seus suportes foram concebidos para permitir que o "OVNI" pouse tanto em terra como na água.

Os vídeos do evento de Shenzhen - onde o disco voador foi testado pela primeira vez em frente ao público - parecem saídos de um filme de ficção científica. No entanto, o desempenho prometido não é assim tão extraordinário. De acordo com os projectistas, o OVNI pode viajar a uma altitude de até 200 metros, atingir um máximo de 50 km/h e voar durante um total de 15 minutos.

 

Números que não são propriamente excepcionais quando comparados com os muitos eVTOLs (de forma mais convencional) que vão surgir nos próximos anos.

A concorrência

Entre os eVTOL mais recentes encontra-se o Stellantis eVTOL desenvolvido em conjunto com a Archer. O avião pode acomodar quatro pessoas, atingir 240 km/h e permitir 160 km de autonomia, estando a sua estreia no mercado prevista para 2025.

Archer Midnight eVTOL x Stellantis

Archer Midnight eVTOL

Ao modelo da Stellantis juntam-se também o carro elétrico voador da Xpeng e os táxis voadores propostos pela empresa alemã VoloCity. Sem esquecer a Airbus e a Toyota, esta última está trabalhando em conjunto com a Joby Aviation para produzir em série o avião elétrico do futuro.