A Hyundai Mobis (divisão do Hyundai Motor Group) anunciou recentemente que conseguiu um contrato em grande escala no exterior para fornecer componentes de veículos elétricos para o Grupo Volkswagen.
O acordo está especificamente relacionado ao Conjunto do Sistema de Bateria (BSA), que a Hyundai Mobis descreve como "um produto completo que combina uma bateria com o sistema de gerenciamento de bateria (BMS) e outros componentes, para garantir a operação segura e eficiente da bateria em um veículo elétrico".
De acordo com o fornecedor sul-coreano, seu BSA será integrado à plataforma de veículos elétricos de última geração da Volkswagen. E não é apenas isso. A Hyundai Mobis construirá uma nova base de produção local na Espanha, perto da fábrica do cliente.
Não há muitos detalhes, mas parece-nos que o Grupo Volkswagen decidiu adquirir da Hyundai Mobis a BSA (essencialmente pacotes de baterias) para seus próximos modelos totalmente elétricos (como o Volkswagen ID.2), com base na plataforma MEB Entry, em vez de produzir tudo internamente. Os veículos elétricos de entrada do Grupo Volkswagen (Volkswagen, Skoda, Seat/Cupra) foram associados à Espanha por um longo tempo e estão previstos para 2025.
É uma notícia muito interessante e um pouco surpreendente, pois grandes montadoras como o Grupo Volkswagen e o Hyundai Motor Group geralmente são vistos como concorrentes. Por outro lado, após a recente parceria entre a Audi e a SAIC na China, e a compra de uma participação de aproximadamente 5% na XPeng, devemos nos surpreender com alguma coisa?
É difícil dizer com certeza, mas o Grupo Volkswagen parece estar ajustando sua estratégia de eletrificação, com potencialmente mais terceirização. Também nos perguntamos se isso se deve à necessidade - tecnológica ou financeira - ou apenas a uma oportunidade. Em julho, ouvimos um relato de que o CEO da marca Volkswagen, Thomas Schafer, teria dito durante uma reunião interna que "o telhado está pegando fogo".
De qualquer forma, é uma grande vitória para a Hyundai Mobis, que atualmente está expandindo rapidamente sua capacidade de fabricação de BSA em todo o mundo, inclusive nos Estados Unidos.
"A Mobis planeja estabelecer uma nova base de produção próxima a uma fábrica de automóveis na Espanha para fornecer as referidas BSAs após obter a aprovação do conselho de administração neste ano. Atualmente, a Mobis opera linhas de produção de BSA na Coreia e na República Tcheca, com novos centros de veículos elétricos também sendo estabelecidos nos Estados Unidos e na Indonésia."
"A Mobis é conhecida por seu portfólio de sistemas de bateria que podem ser aplicados a todos os tipos de veículos verdes chamados xEVs, incluindo híbridos e carros elétricos a bateria."
A Hyundai Mobis também observou que "está esperando pedidos adicionais de componentes para veículos elétricos no mercado global", portanto, há uma chance de vermos mais fabricantes em busca de componentes para veículos elétricos do grupo sul-coreano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar