A Chevrolet planeja interromper a produção dos dois modelos elétricos compactos Bolt EV e Bolt EUV no final do ano. De acordo com a apuração do site GM Authority, a produção está programada para encerrar em dezembro de 2023.
Com isto, a General Motors está supostamente ampliando a vida útil dos modelos Chevrolet Bolt EV e EUV 2023 em cerca de um mês, considerando que a produção seria encerrada em novembro.
O GM Authority informa que a produção dos dois veículos elétricos na unidade Orion Assembly da GM em Michigan foi estendida por várias semanas até dezembro de 2023. O site não cita nenhuma fonte para essa informação e diz que a data exata do término da produção ainda não foi anunciada.
Nosso time do InsideEVs EUA pediu uma confirmação à General Motors e detalhes adicionais, que serão publicadas caso haja uma resposta positiva.
O Bolt EV e o Bolt EUV 2023 entraram em produção em julho de 2022, após o grave problema de recall da bateria, o que significa que o ano modelo 2023 dos dois veículos elétricos terá uma produção de 17 meses.
Em abril de 2023, a GM anunciou que a produção do Bolt EV e do Bolt EUV terminaria no final de 2023.
No ano passado, a montadora anunciou uma meta de produção de 70.000 unidades para os dois modelos Bolt no ano civil de 2023 para atender à "demanda sem precedentes dos clientes", principalmente nos Estados Unidos. A partir do segundo trimestre de 2023, a GM registrou um total de 33.659 unidades vendidas, o que significa que a meta de 70.000 é atingível.
Embora as vendas do Chevrolet Bolt EV e do EUV 2023 tenham aumentado drasticamente no ano passado, os vários recalls e paradas de vendas que a General Motors realizou no ano passado tiveram um papel importante nisso.
Dito isso, os dois modelos da linha Bolt seguem populares na América do Norte, pois são os veículos elétricos mais acessíveis à venda nos EUA. O Chevrolet Bolt EV 2023 custa a partir de US$ 27.495 (R$ 136.000) e o Bolt EUV 2023 custa a partir de US$ 28.795 (R$ 143.000), ambos os preços já incluem frete de US$ 995.
Ambos os modelos são construídos na plataforma BEV2 da GM, que é a predecessora da arquitetura BEV3 alimentada pela bateria Ultium que sustenta os carros elétricos mais recentes da GM, como o Chevrolet Equinox EV e Blazer EV, Cadillac Lyriq e Cadillac Celestiq.
O Bolt EV e o EUV são alimentados por um conjunto de baterias de 65 kWh que fornece energia para um motor elétrico montado na dianteira com potência nominal de 204 cv e 36,7 kgfm de torque. As estimativas de alcance da EPA são de 259 milhas para o hatchback e 247 milhas para o crossover.
A GM confirmou recentemente que construirá um Bolt EV de próxima geração que será alimentado por suas mais recentes baterias e unidades de acionamento Ultium.
No Brasil, o Chevrolet Bolt EUV foi lançado recentemente pelo preço de R$ 279.990, mas em lote reduzido com cerca de 200 unidades. Segundo a GM, o modelo representa a transição para os carros elétricos mais recentes, como Equinox EV e Blazer EV, confirmados para o nosso mercado para 2024.
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Bolt usado pelo equivalente a R$ 56 mil é uma pechincha nos EUA
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Novo Chevrolet Bolt será o elétrico "mais acessível" do mercado, diz GM
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Chevrolet Bolt estreia em 2025 na plataforma do Blazer EV
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Chevrolet Bolt EUV está sendo vendido com bônus de R$ 50 mil ou taxa zero