Muito se fala sobre o aumento no número de carros elétricos e da suposta incapacidade da rede de lidar com uma demanda maior de energia. No entanto, a realidade é bem diferente: os veículos elétricos podem fornecer energia da bateria para dispositivos externos (V2X), para a rede, e até residências em caso de falta de energia, como o apagão que atingiu o Brasil nesta terça-feira (15).
Com o avanço da tecnologia, os carros elétricos estão sendo equipados com dispositivos que permitem a recarga bidirecional, ou seja, podem recarregar nas tomadas e quando necessário devolver energia para elementos externos.
No caso específico das residências, é necessário que o veículo elétrico esteja equipado com o dispositivo que permita essa 'troca' de energia, algo cada vez mais comuns entre os novos modelos.
Como vantagem, além da possibilidade de suprir o fornecimento durante uma queda de energia, por exemplo, o carro elétrico com a função V2G (em inglês, vehicle-to-grid, ou do veículo para a rede) também pode amortizar seu custo de aquisição ao reduzir a conta de energia, recarregando em horários onde a energia é mais barata e devolvendo para a rede elétrica nos horários de picos, de maior demanda e valor mais alto por kWh.
Para melhores resultados, o sistema pode ser configurado ainda em residências com painéis solares.
Várias montadoras trabalham em projetos para aprimorar esses dispositivos e o objetivo é promover ainda mais a expansão e aceitação dos veículos elétricos, além de destacar o papel desses veículos em ajudar a estabilizar as redes públicas e privadas de energia e não o contrário, como se propaga.
A Ford cita como uma exemplo uma casa média norte-americana que consome 30 kWh por dia, onde a F-150 Lightning com bateria de longo alcance pode fornecer energia doméstica total por até três dias — ou até 10 dias quando usado em conjunto com energia solar ou racionamento.
No Brasil, especificamente no estado de São Paulo, por exemplo, o consumo médio mensal de uma residência é de 189 kWh de acordo com o boletim mensal da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente. Isso dá aproximadamente 6,3 kWh por dia, ou seja, uma bateria com 63 kWh de capacidade 100% carregada poderia suprir em tese cerca de 10 dias de consumo de energia elétrica.
A GM quer ampliar o sistema de recarga bidirecional para seus próximos veículos elétricos baseados na plataforma Ultium com a funcionalidade (V2H) que permite aos usuários exportar energia das baterias de alta tensão dos carros para suas casas, essencialmente transformando os veículos em geradores de reserva - todos os carros elétricos da marca baseados na Ultium terão esse recurso a partir de 2026, incluindo o Blazer EV e Equinox EV, que serão lançados por aqui em 2024.
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