A marca francesa de automóveis Renault quer aproveitar ao máximo o seu passado na concepção dos veículos elétricos do futuro, como revelou o designer-chefe da empresa, Laurens van den Acker, em entrevista à publicação britânica Autocar.
Com novos EVs como o Renault 4 e o Renault 5 no horizonte, o CEO Luca de Meo considera "irresistível" reinventar designs clássicos, disse o designer, acrescentando que o atual chefão da marca foi responsável por reviver o moderno Fiat 500 enquanto estava à frente da montadora italiana nos anos 2000.
"Acho que há essa expectativa não dita de que os EVs devem parecer um pouco anônimos, muito fluidos, muito frios", disse Van den Acker, sugerindo modelos de montadoras rivais. "Espero que haja mais riqueza no futuro para os veículos elétricos, e estamos tentando fazer o nosso melhor. O Renault 5 e o Renault 4 serão EVs completos, mas serão ícones lendários. Ao mesmo tempo, o Mégane e o futuro Scenic são apenas carros muito modernos."
O designer, que trabalhou com Ford e Mazda no passado, e foi nomeado chefe de design da Renault em 2009, foi questionado sobre quando projetaria um novo Alpine ou um Renault 4.
"Quando cheguei à Renault, em 2009, me perguntaram: 'Quando você vai fazer uma Alpine ou uma Renault 4?' Eu falei: 'Olha, eu sou contratado para projetar o futuro, não para projetar o passado'.
Mas, ironicamente, acho que neste momento em que há tanta insegurança no mundo, onde há muitas nuvens escuras penduradas à esquerda, à direita e ao centro, fazer alguns carros que realmente falavam sobre os bons momentos – e os tempos em que a marca estava viva – e mexer com todas essas emoções positivas que as pessoas têm [é uma coisa boa]."
Para colocar as coisas em perspectiva, a estratégia da marca francesa não poderia ser mais diferente da Volkswagen. Em junho, Thomas Schafer, CEO da marca alemã, disse que confiar na nostalgia para reviver certos modelos do passado da empresa seria um erro, acrescentando que "seria um beco sem saída", referindo-se à possível ressurreição do Fusca como um modelo totalmente elétrico.
A Volkswagen optou por seguir um caminho diferente com o conceito ID.2all, que se tornará um carro elétrico de produção em série em algum momento de 2026, com preços a partir de cerca de US$ 27.000 (R$ 134.000) na Europa, enquanto a Renault parece estar indo com uma abordagem em duas frentes.
Por um lado, está preparando modelos retrô como o Renault 4 e o Renault 5, mas, por outro, nomes como o Megane e o Scenic são veículos reconhecidamente modernos.
Na matéria da Autocar, Laurens van den Acker também diz algo bastante interessante, que é que a Renault não poderia ter revivido o 4 ou 5 com motor a combustão por causa das restrições de tamanho.
"Se o Renault 5 tivesse usado um motor de combustão interna, teria um nariz assim", disse ele, imitando um nariz parecido com o de Pinóquio. "Então, nesse sentido, [a transição para os veículos elétricos é] muito empolgante."
Baseado na plataforma CMF-B EV da empresa, o novo Renault 4 deve começar a ser vendido na Europa em 2025, enquanto o Renault 5 totalmente elétrico está programado para ser revelado em 2024.
Fonte: Autocar
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