Vídeo: veja como é o processo de reciclagem de baterias de lítio
O YouTuber JerryRigEverything nos mostra uma instalação de reciclagem de baterias Li-Cycle
As baterias de carros elétricos podem ser recicladas? Como se recicla a bateria de um carro elétrico? As baterias velhas de carros elétricos vão poluir o meio ambiente? Estas são perguntas comuns quando falamos de eletromobilidade. Para responder essas perguntas de uma forma prática e definitiva, o youtuber JerryRigEverything visitou uma fábrica de reciclagem de baterias para mostrar como é o processo.
À medida que as baterias de lítio usadas começam a chegar ao seu limite, o que é preciso tempo, as primeiras empresas também começam a surgir mostrando as soluções para o reaproveitamento completo. Uma das mais proeminentes é uma empresa chamada Li-Cycle, fundada em 2016, com unidades nos Estados Unidos e na Alemanha.
Li-Cycle Fábrica na Alemanha
Como todas as baterias de íon-lítio, a bateria de um Nissan Leaf antigo ou de um iPhone velho está chegando ao fim de sua vida útil. Eventualmente, chegará um momento em que essas baterias estarão significativamente degradadas ou danificadas e precisarão ser substituídas.
Aqui entramos na mesma pergunta: o que acontece com uma bateria velha, parcialmente (ou completamente) inutilizável? Com a implementação de novas técnicas de reciclagem, agora existem maneiras de recuperar essas baterias e até mesmo utilizar os componentes em futuras aplicações de baterias.
Li-Cycle - Reciclagem de baterias no Arizona
Lítio, cobalto, cobre e níquel estão contidos na bateria. Como elementos puros, eles podem ser reciclados um número infinito de vezes. Na Li-Cycle, em sua unidade do Arizona, todos os tipos de baterias de íon-lítio podem ser recicladas.
Seja uma bateria de um carro elétricos mais velho ou de um smartphontigo, a Li-Cycle pode reciclar tudo graças à sua "solução à base de água" patenteada. Em outras palavras, esta empresa não derrete baterias; em vez disso, ele usa uma solução para separar todos os componentes da bateria em três recipientes. No final da linha, são separadas sucatas de plástico, alumínio e cobre, a valiosa “massa negra”.
O saco de massa negra contém lítio, níquel e cobalto. Uma vez que a instalação tenha recolhido os materiais, os sacos serão enviados para um local diferente para posterior separação. A partir daí, os fabricantes podem fabricar baterias de íon-lítio com esses elementos reciclados. Desta forma, e efetivamente, o trabalho da Li-Cycle "fecha o ciclo" com o ciclo de vida das baterias de íon-lítio.
Se você tem dúvida, vale a pena utilizar alguns minutos acompanhando o vídeo que colocamos acima.
Fonte: Li-Cycle, JerryRigEverything
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Desafios e oportunidades da transição energética no setor automotivo
Retrocesso: Votação relâmpago na Câmara de SP adia frota elétrica para 2054
Brasil cria regras para uso de baterias na geração de energia
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Brasil com potencial de US$ 1,3 trilhão em investimentos em energia limpa
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Fórmula E celebra uma década como pioneira em carbono líquido zero